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Apontamentos para o estudo do desamparo aprendido

Maria Helena Leite Hunziker

Resumo

O presente texto destaca alguns aspectos conceituais, metodológicos e teóricos relacionados ao estudo do desamparo aprendido com o objetivo de nortear o pesquisador iniciante no tema. Essas considerações são fundamentadas em trabalhos experimentais com sujeitos não humanos, formuladas a partir da perspectiva comportamentalista radical. São abordados criticamente os conceitos de controle e incontrolabilidade, o delineamento experimental triádico que caracteriza essas pesquisas, a definição do efeito comportamental em estudo, as principais hipóteses explicativas e a sua proposição como modelo animal de depressão. Algumas hipóteses alternativas são também apontadas em função do seu potencial de incentivo para novos estudos. Dois problemas encontrados nos estudos da área são destacados: 1) a suposição da “expectativa” como variável independente e 2) o uso ambíguo do termo “desamparo aprendido”, tanto para designar o efeito comportamental como uma das hipóteses que o explicam. Espera-se que o texto contribua para que analistas do comportamento iniciantes possam estabelecer procedimentos e interpretações rigorosos dos resultados obtidos, possibilitando o avanço na compreensão do desamparo aprendido. 

Palavras-chave: Desamparo aprendido, controle, incontrolabilidade, modelo animal, depressão.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i0.16409

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica