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Fazer, Dizer e Pensar: Comportamentos Operantes Inter-relacionados

Lorismario Ernesto Simonassi, Acza da Silva Ferreira, Renato Vinícius de Oliveira, Júlio César Abdala Filho

Resumo

Com base nos princípios da literatura operante, o presente artigo propõe discutir a natureza inter-relacionada dos comportamentos de fazer, dizer e pensar. A abordagem do comportamento operante permite uma compreensão abrangente e precisa desses comportamentos, além de fornecer estratégias eficazes para prevê-los e modificá-los. O fazer é caracterizado como um tipo de comportamento em que as consequências são produzidas diretamente sobre o ambiente, ou seja, a ação do organismo é direta. Sua aceitação como comportamento operante foi muito mais fácil. No entanto, o dizer como um tipo de comportamento operante encontrou considerável dificuldade e permanece altamente controverso, sendo definido como um comportamento verbal. No comportamento de dizer, a ação do falante não é direta sobre o meio ambiente físico. O pensar, por sua vez, parece estar correlacionado ao fazer, isto é, mesmo durante a aquisição de repertórios verbais, o fazer e o pensar estão de alguma forma relacionados. A pesquisa empírica experimental destaca a complexidade e interdependência dos comportamentos de fazer, dizer e pensar. O estudo também pode ser útil para pesquisadores que desejam aprofundar sua compreensão da natureza dos comportamentos operantes. As implicações desse tipo de estudo para a análise do comportamento são discutidas, com ênfase na sua contribuição para a pesquisa. O presente artigo contribui para o campo da análise do comportamento ao aprofundar a compreensão da natureza dos comportamentos e suas inter-relações.

Palavras-chave: comportamento operante, correspondência verbal, fazer, dizer, pensar.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i0.16418

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica