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Metacontingência: uma ferramenta conceitual para análises sociais e culturais

Henrique Valle Belo Ribeiro Angelo, Vinicius Pereira de Sousa, Sarah Izbicki, Enzo Banti Bissoli

Resumo

Metacontingências são relações de contingência entre (1) um culturante, que é composto por contingências comportamentais entrelaçadas e produto agregado, e (2) uma consequência cultural, que aumenta ou diminui a probabilidade futura do culturante. Sabendo-se que a seleção de culturantes poderia explicar padrões de interação entre indivíduos em um grupo, pode-se afirmar que metacontingências é uma ferramenta conceitual que pode ser utilizada para lidar com fenômenos sociais e culturais. O presente artigo tem como objetivo ser um texto introdutório ao conceito de metacontingência para estudantes e analistas do comportamento interessados em conduzir análises de tais fenômenos, além de apresentar algumas das discussões que constam na literatura sobre o tema. Para isso, é introduzido o modelo de seleção por consequências, é apresentado o conceito de metacontingências e termos a ele associados, são exploradas discussões terminológicas e conceituais, são debatidas suas aplicações e implicações e, por fim, são traçadas considerações finais. A partir do exposto ao longo do artigo, entende-se que, ainda que alguns autores defendam que não seja necessário um novo conceito, além da contingência de três termos, é inegável que o conceito de metacontingências tem fomentado o interesse de analistas do comportamento por fenômenos culturais.

Palavras-chave: Metacontingência, Contingências Comportamentais Entrelaçadas, Produto Agregado, Grupos Sociais, Cultura.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i0.16460

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica