Respostas operantes sob controle de novos antecedentes: Generalização de Estímulos, Leitura Recombinativa e Relações Derivadas
Resumo
Na Análise do Comportamento, estudos na área de controle de estímulos investigam como determinadas respostas se tornam mais prováveis na presença de certos estímulos antecedentes. O objetivo desse artigo é apresentar três processos operantes em que a resposta pode ficar sob controle de novos estímulos sem necessidade de aprendizagem direta: generalização de estímulos, leitura recombinativa e relações derivadas. Generalização de estímulos foi definido como um processo em que após uma história de condicionamento operante a classe de respostas reforçada sob controle de um determinado estímulo antecedente passa a ser emitida diante de novos estímulos que compartilham propriedades físicas em comum ou semelhantes ao Sd. Leitura recombinativa se refere ao fenômeno em que respostas textuais ficam sob controle de unidades menores do que uma palavra (letras, sílabas) e que quando tais unidades são recombinadas, formando novos estímulos, as respostas mantêm-se adequadas à nova condição de estímulos. Já as relações derivadas são identificadas quando respostas relacionais são emitidas diante de novas configurações arbitrárias de estímulos e sob controle de dicas contextuais. Discute-se as semelhanças e diferenças entre os três processos, destacando o quanto contribuem para a complexidade e amplitude do repertório humano, bem como sua importância para o planejamento de intervenções.
Palavras-chave: controle de estímulos; generalização de estímulos; leitura recombinativa; equivalência de estímulos; teoria das molduras relacionais.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i0.16467