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Nomeação bidirecional e a formação de classes de estímulos: um diálogo entre Skinner e Sidman

João Lucas Bernardy, Martha Hübner

Resumo

Este trabalho é uma introdução à teoria da nomeação bidirecional, enfatizando sua fundamentação nos operantes verbais de Skinner e sua relação com o paradigma de equivalência de Sidman. Considerando a paridade entre a análise do comportamento verbal e o estudo do comportamento simbólico, há um surpreendente isolamento entre essas áreas de pesquisa. Sugere-se que a nomeação bidirecional, que tem sido abordada em muitos trabalhos empíricos recentes, apresenta conceitos que favorecem um diálogo entre os trabalhos de Skinner e Sidman, por meio de uma intepretação verbal para o fenômeno da equivalência. A fim de detalhar essa interpretação, descreve-se como o comportamento de ouvinte e os operantes verbais ecoico e tato compõem os elementos fundamentais da nomeação bidirecional. Descreve-se, então, as formas por meio das quais a nomeação bidirecional pode dar origem a classes de equivalência. Considera-se que esta introdução permite ao estudante se aprofundar no tema, preparando-o para colaborar em projetos de pesquisa voltados para o estudo molecular e preciso do comportamento verbal complexo.

Palavras-chave: comportamento verbal, nomeação bidirecional, equivalência, nomeação comum, nomeação intraverbal.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i0.16469

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica