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Redução da Evasão em MOOCs: Efeitos da Aplicação de Princípios Educacionais Fundamentados na Análise do Comportamento

Nelson Schimidit Junior, Helder Lima Gusso

Resumo

Um fenômeno conhecido nos MOOCs é a alta evasão de estudantes. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de princípios educacionais fundamentados na Análise do Comportamento na evasão de estudantes. Foram examinados os dados de um MOOC ofertado por uma universidade pública brasileira, cujo objetivo era tornar os participantes aptos a caracterizar o processo de observação científica do comportamento. No design instrucional foram utilizados os princípios de: ênfase no que o estudante deve ser capaz de fazer no mundo real; consideração do repertório estimado do público-alvo; participação ativa do estudante; domínio completo e gradual de habilidades pelo estudante; utilização de feedbacks informativos e imediatos; ênfase no uso de reforçamento positivo; respeito ao ritmo individual de aprendizagem; e melhoria contínua do curso. Foram analisados os dados de 442 estudantes inscritos no curso. Constatou-se que 75,7% dos participantes inscritos concluíram o curso. Foi identificado que parte dos estudantes realizaram o curso por solicitação de professores como requisito para suas disciplinas. Ao eliminar os dados relativos a estes estudantes, a taxa de retenção foi de 48,3%. Quanto à análise da retenção dos alunos nas diferentes etapas do MOOC, observa-se uma tendência de evasão mais acentuada nas fases iniciais, especialmente, entre inscrição e teste inicial. Conclui-se que os princípios comportamentais adotados no design instrucional influenciaram para que estudantes concluíssem o curso. A aplicação de intervenções educacionais baseadas nestes princípios pode evitar, atenuar ou resolver os problemas de evasão de estudantes e, consequentemente, fortalecer o sucesso em suas trajetórias acadêmicas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i2.17380

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica