Treinamento de Aplicadores Via Vídeo Modelação para Implementação de Ensino por Tentativas Discretas
Resumo
O ensino por tentativa discreta (DTT, do inglês Discrete Trial Teaching) é uma das 28 práticas baseadas em evidência para autismo. Porém, as intervenções baseadas em Análise do Comportamento Aplicada possuem um alto custo para as famílias, tornando-a de difícil acesso. Uma forma de facilitar o acesso a essas intervenções seria a formação de um número maior de profissionais. A vídeo modelação, que utiliza tecnologia audiovisual para demonstrar comportamentos alvos que devem ser implementados pelo aprendiz no momento ou após a demonstração, surge como uma estratégia promissora para o treinamento de aplicadores de DTT. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da vídeo modelação no desenvolvimento de comportamentos de aplicadores na implementação de DTT para ensino dos protocolos de tato, imitação motora e escolha de acordo com o modelo e a generalização do ensino de um dos protocolos na aplicação com crianças com autismo. Participaram da pesquisa três indivíduos adultos que não tiveram contato prévio com esse modelo de ensino. Foi utilizado o delineamento de múltiplas sondas com os dados analisados visualmente em cada etapa do estudo. Os resultados indicam uma melhora significativa no desempenho de todos os participantes na aplicação dos protocolos após ensino utilizando vídeo modelação comparando os dados de linha de base com os de sonda.
Palavras-chaves: Educação Especial, Ensino de Aplicador, Vídeo Modelação, Ensino por Tentativas Discretas, Transtorno do Espectro do Autismo.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i2.17388