Violência sexual no contexto universitário: Uma possibilidade de análise no nível da contingência cultural
Resumo
A violência sexual nas universidades tem sido evidenciada por números alarmantes que necessitam de complementação de métodos qualitativos para uma análise contextual. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar a violência sexual no âmbito universitário na estrutura de uma contingência cultural de três termos, descrevendo o contexto social antecedente, suas práticas e consequências culturais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir da análise indireta de contingências culturais, extraídas de relatos verbais textuais fornecidos por oito docentes e 24 estudantes de uma universidade pública, por meio de uma questão aberta sobre violência sexual na universidade. As respostas obtidas permitiram caracterizar o contexto social antecedente das práticas de violência sexual por controles sociais pautados pela hierarquia entre professores e alunas, objetificação feminina em eventos universitários, controle ético sobre a presença de mulheres em locais públicos, padrões de gênero e relacionamentos íntimos entre homens e mulheres, ausência de políticas e inação institucional. Já as práticas de violência sexual no ambiente universitário foram caracterizadas por comentários sexuais inapropriados, insistência em avanços sexuais e perseguição, assédio sexual, toques sexuais sem consentimento, estupros e tentativas de estupros. As consequências culturais identificadas apontam para subnotificação, recorrência das agressões, evasão de espaços acadêmicos ou permanência em situação de opressão. Tomados em conjunto, esses efeitos acarretam na manutenção da cultura de dominação masculina na universidade. A compreensão da violência sexual por meio da contingência cultural dá relevo ao caráter social e estrutural dessa violência, e evidencia a necessidade de a universidade responsabilizar-se pelo enfrentamento dessas práticas em seu próprio domínio.
Palavras-chave: cultura, violência sexual e análise do comportamento.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i2.17414