Métodos de Ensino Práticos Para Análise do Comportamento: Uma Revisão de Escopo
Resumo
Existem diversas propostas de ensino prático de análise do comportamento, desde o clássico laboratório operante com uso de animais (e.g. Rattus norvegicus), até o uso de alternativas virtuais (e.g. Sniffy, CyberRat) e práticas com humanos (e.g. PORTL). O presente estudo teve por objetivo mapear as publicações empíricas acerca de métodos de ensino práticos para análise do comportamento entre os anos de 1938 e 2023. Foi realizada uma revisão de escopo com buscas nas bases de dados PsycNet e ERIC com resultado de 779 artigos encontrados. Após a triagem e avaliação de elegibilidade, cinco artigos foram incluídos na revisão. Destes cinco artigos, duas publicações investigaram mais de um método de ensino, sendo incluídas em duas categorias de análise simultaneamente, dessa forma, três artigos trataram do ensino de Análise do Comportamento utilizando não humanos, três utilizaram softwares e um utilizou seres humanos. Os estudos incluídos investigaram a preferência dos estudantes por determinado modelo de prática, a eficácia de propostas de ensino e a opinião dos estudantes sobre a utilização de um modelo de prática. Sugere-se que a baixa frequência de estudos empíricos sobre métodos de ensino prático não permite tirar conclusões precisas a respeito da sua eficácia.
Palavras-chave: ensino prático, análise do comportamento, laboratório operante, práticas de laboratório.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i2.17416