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Métodos de Ensino Práticos Para Análise do Comportamento: Uma Revisão de Escopo

Breno Tomás de Aquino Sousa, Murilo da Cruz Santos, Alex Jonatas dos Santos Rosas, Christian Vichi

Resumo

Existem diversas propostas de ensino prático de análise do comportamento, desde o clássico laboratório operante com uso de animais (e.g. Rattus norvegicus), até o uso de alternativas virtuais (e.g. Sniffy, CyberRat) e práticas com humanos (e.g. PORTL). O presente estudo teve por objetivo mapear as publicações empíricas acerca de métodos de ensino práticos para análise do comportamento entre os anos de 1938 e 2023. Foi realizada uma revisão de escopo com buscas nas bases de dados PsycNet e ERIC com resultado de 779 artigos encontrados. Após a triagem e avaliação de elegibilidade, cinco artigos foram incluídos na revisão. Destes cinco artigos, duas publicações investigaram mais de um método de ensino, sendo incluídas em duas categorias de análise simultaneamente, dessa forma, três artigos trataram do ensino de Análise do Comportamento utilizando não humanos, três utilizaram softwares e um utilizou seres humanos. Os estudos incluídos investigaram a preferência dos estudantes por determinado modelo de prática, a eficácia de propostas de ensino e a opinião dos estudantes sobre a utilização de um modelo de prática. Sugere-se que a baixa frequência de estudos empíricos sobre métodos de ensino prático não permite tirar conclusões precisas a respeito da sua eficácia. 

Palavras-chave: ensino prático, análise do comportamento, laboratório operante, práticas de laboratório. 


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i2.17416

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica