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Treino Parental para o Ensino de Habilidades Sociais e de Comunicação em Pessoas com Autismo: Uma Revisão Sistemática

Lilianne de Oliveira Calazans, Bruna Colombo Santos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi ampliar o estudo de Patterson et al. (2012), cujo objetivo foi examinar pesquisas que utilizaram delineamento experimental de sujeito único para investigar a eficácia de intervenções destinadas a treinar pais a fim de ensinar habilidades sociais e de comunicação para filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e avaliar a qualidade metodológica de tais pesquisas. Foi realizada uma revisão sistemática conforme o protocolo PRISMA no período entre 2009 e 2024. Os artigos incluídos foram avaliados quanto à qualidade metodológica, assim como, sobre os efeitos da intervenção. Nove artigos de intervenção de treino parental para ensino de habilidades sociais e de comunicação foram incluídos. A maioria dos estudos incluídos apresentaram uma qualidade metodológica moderada e, no geral, as intervenções apresentaram uma média alta de diferença de taxa de melhora. Houve uma constância de publicação na área desde a publicação de Patterson et al. (2012), com estudos que se mantiveram com qualidade metodológica moderada e a medida de eficácia aumentou.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v21i1.18846

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica