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Ensino de autogerenciamento de rotinas de estudos a universitários diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista

Nerúcia Ferreira Andreza Resende Ferreira, Romariz da Silva Barros

Resumo

Este estudo pretendeu avaliar, a partir de uma perspectiva analítico-comportamental, os efeitos de um procedimento de ensino de autogerenciamento de rotinas de estudo no ambiente domiciliar de três estudantes universitários com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isto, utilizou-se um delineamento experimental de reversões (BAB). A intervenção consistiu de um treino para preparar o ambiente de estudo por meio da instalação das seguintes categorias de respostas:a) preparar o ambiente de estudo; b) manter o horário de estudo e rotinas; c) estudar na posição sentada; d) manter o ambiente sem interferência; e) evitar acessar sites, músicas e games; f) utilizar agenda, anotações e cronograma; e g) organizar os materiais em pastas no computador. Para isso, foram implementadas estratégias interventivas tais como: instruções, autorregistro, análise de tarefas, feedback positivo e corretivo. De forma geral, os resultados mostraram que a intervenção favoreceu a emissão dos comportamentos-alvo. Para um dos participantes, as consequências naturais (ambiente e rotinas mais organizadas) dos comportamentos-alvo estabelecidos na intervenção parecem ter funcionado como mantenedores, de forma que os repertórios alcançados se mantiveram quando ocorreu a suspensão da intervenção. O mesmo não pôde ser observado com os outros dois participantes. Observou-se variação no desempenho individual nas categorias comportamentais focadas, sendo as instruções “Manter os mesmos horários e rotinas” e “Manter o ambiente livre de interferências” mais facilmente seguidas. Considerando os resultados obtidos, o presente estudo demonstra os efeitos favoráveis provenientes de uma intervenção que demanda poucos recursos financeiros e pode ser implementada simultaneamente com uma variedade de estudantes. Estudos como este podem contribuir para reduzir o déficit de conhecimento sobre procedimentos eficazes para atenção a estudantes universitários diagnosticados com TEA. 

Palavras-chave: transtorno do espectro autista, rotinas de estudo, autogerenciamento, universitários, TEA.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v21i1.18860

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica