EFEITOS DE VÍDEO-AUTOMONITORAMENTO NO ENSINO DE PAREAMENTO SOCIAL A CUIDADORES DE IDOSOS
Resumo
A gerontologia comportamental é um campo de estudo que proporciona o entendimento das demandas do envelhecimento com base na interação do organismo longevo com o ambiente. Neste cenário, a Análise do Comportamento (AC) é uma ciência que pode contribuir com intervenções baseadas em resultados consistentes, tanto diretamente com os idosos quanto com o cuidador. Assim, o presente estudo se propôs a avaliar o efeito da utilização do vídeo- automonitoramento com checklist sobre o desempenho dos cuidadores na realização do procedimento de pareamento social, o qual visa o emparelhamento de estímulos preferidos com o cuidador. Participaram deste estudo quatro cuidadoras informais (familiares). Foi utilizado um delineamento de linha de base múltipla para avaliar o efeito da variável independente (VI- vídeo-automonitoramento com checklist) sobre o desempenho das cuidadoras na implementação do pareamento social (variável dependente -VD). O procedimento foi composto pelas fases de linha de base, intervenção, pós-teste, feedbacks e follow-up, sendo que as avaliações foram realizadas por meio de simulação (um confederado fazia o papel do idoso). As quatro participantes atingiram critério de precisão ao final da intervenção. Destas, apenas uma não necessitou de feedback para alcançar o critério. Na etapa de follow-up, três participantes mantiveram alta precisão de desempenho de implementação do pareamento social. Esta pesquisa traz dados consistentes sobre a ampliação da efetividade do checklist com automonitoramento por vídeo e do feedback no treinamento de habilidades comportamentais, bem como amplia a utilização de intervenções em Análise do Comportamento Aplicada ao Envelhecimento.
Palavras-Chave: alzheimer, cuidadores, treinamento, gerontologia.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v21i1.18868