Uma revisão sistemática da literatura sobre procedimentos de correção de erros
Resumo
A presente revisão sistemática da literatura teve como objetivo mapear e organizar a partir de categorias de análise os estudos que utilizaram procedimentos de correção de erros no contexto de intervenção analítico- comportamental ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). A busca em bases de dados resultou em 395 artigos recuperados, que após análise, a amostra final conteve apenas 18 artigos. De modo geral, os resultados indicaram que os procedimentos de correção de erro Active Student Repetition (ASR) ou Single Response Repetition, Model ou Demonstration e Multiple Response Repetition foram os mais utilizados. Com relação ao tipo de repertório alvo ensinado, procedimentos de correção vêm sendo mais aplicado no ensino de repertórios verbais do que motores. A pesquisa fornece uma visão geral sobre os diferentes tipos de procedimentos de correção de erros e suas derivações comumente descritos na literatura da área, em quais contextos de ensino, repertórios e perfil de participantes tais procedimentos foram aplicados, e os efeitos obtidos. Tais informações visam contribuir para a prática de terapeutas e profissionais, principalmente auxiliando na escolha do procedimento de correção de erro mais adequado a partir da consideração desses diversos fatores.
Palavras-chave: procedimento de correção de erro, TEA, autismo, análise aplicada do comportamento, DTT.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v21i2.19766
