ENSINO BASEADO EM EQUIVALÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTENÇAS EM CRIANÇAS COM IMPLANTE COCLEAR
Resumo
O ensino baseado em equivalência pode integrar repertórios verbais distintos e promover a precisão da fala em crianças com implante coclear, fato que tem sido observado com palavras e estendido recentemente para sentenças. O presente estudo replicou um estudo prévio e verificou os efeitos do ensino baseado em equivalência sobre a precisão da fala na nomeação de figuras de cenas e a produtividade oral de sentenças (nomear novas figuras relacionadas às sentenças recombinadas), em cinco crianças com implante coclear e leitoras. Os estímulos foram organizados em uma matriz que produziu nove sentenças de três termos, com estrutura sujeito-verbo-objeto (SVO) e o objeto comum; as três sentenças da diagonal da matriz foram ensinadas e as demais testadas. O ensino consistiu em selecionar figuras de cenas (por emparelhamento de acordo com o modelo, MTS) e construir sentenças impressas (por emparelhamento de acordo com o modelo com resposta construída, CRMTS), condicionalmente às sentenças ditadas. Pós-testes de leitura de sentenças impressas e de nomeação de figuras de cenas ocorreram para as sentenças ensinadas e recombinadas. Todos os participantes aprenderam as relações ensinadas, demonstraram relações de equivalência, aumentaram a precisão da fala diante das figuras de cenas e foram capazes de nomear figuras usando as sentenças recombinadas. Nossos resultados replicaram estudos prévios e aumentaram a generalidade dos achados com mais participantes. O aumento na precisão da linguagem oral em crianças com implante coclear e leitoras pode ser obtida por meio de ensino baseado em equivalência e ensino por matrizes.
Palavras chave: Ensino baseado em equivalência, matriz, produção oral, sentenças, implante coclear.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v15i1.7918