AVALIAÇÃO FUNCIONAL DESCRITIVA DE COMPORTAMENTOS ESTEREOTIPADOS EM INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
O objetivo desse estudo foi conduzir uma avaliação funcional descritiva, em ambiente natural, para verificar que variáveis ambientais antecedentes e consequentes mantêm comportamentos estereotipados em crianças e adolescentes com baixa visão ou cegueira. Foram registrados os comportamentos de estereotipia de seis participantes com idades de quatro a 17 anos, com baixa visão ou cegueira. Para cada comportamento alvo, observados em atendimento profissional em um Centro de Reabilitação e em uma instituição especial para pessoas com deficiência visual, foram registrados os eventos antecedentes e as consequências. Os resultados indicaram que as estereotipias tinham, em sua maioria, função de obtenção de atenção ou retirada de demanda. Discute-se, principalmente, se a análise funcional descritiva é suficiente para a identificação dessas funções e compara-se os resultados encontrados com dados da literatura da área de deficiência visual, que sugerem que esses comportamentos têm função exclusiva de autoestimulação.
Palavras-chave: Análise do Comportamento, Análise Funcional Descritiva, Estereotipias, Deficiência Visual.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v15i2.8765