AVALIAÇÃO DO JOGO MUZAMBA NA CAÇAMBA NO ENSINO DE REGRAS DE DESCARTE DE RESÍDUOS
Resumo
A programação de contingências de ensino para promover a aprendizagem de comportamentos pró-ambientais pode ser realizada por meio de diversos instrumentos, incluindo os jogos educativos. Este estudo avaliou: (a) a eficácia do jogo Muzamba na Caçamba no ensino de regras de descarte de resíduos sólidos, (b) o engajamento promovido pelo jogo e sua usabilidade. Dezoito escolares participaram de três etapas do procedimento: (a) avaliação pré-intervenção com o Teste de Ligar, o jogo avaliativo Tapa Certo e uma entrevista semi-estruturada realizada com os responsáveis dos participantes; (b) uma sessão de intervenção com o jogo Muzamba na Caçamba; (c) avaliação pós-intervenção com os mesmos instrumentos da avaliação pré-intervenção. A comparação dos resultados do Teste de Ligar e do jogo avaliativo Tapa Certo entre pré e pós-intervenção demonstrou que 7 e 15 dos 18 participantes apresentaram, respectivamente, aumento no número de respostas corretas. Com relação ao engajamento, verificou-se que 10 dos 18 participantes emitiram comportamentos de aprovação do jogo, dois demonstraram desaprovação e nenhum participante solicitou a interrupção das jogadas. Quanto à usabilidade do jogo verificou-se que apenas 4 dos 18 participantes solicitaram ajuda e três fizeram mais do que duas perguntas sobre as regras do jogo. O baixo desempenho dos participantes no Teste de Ligar foi provavelmente devido às condições de aplicação do teste. Conclui-se que o jogo Muzamba na Caçamba demonstrou ser um instrumento que promove a aprendizagem de regras de descarte de resíduos sólidos, que apresenta usabilidade e promove o engajamento dos participantes.
Palavras-chave: Resíduos sólidos; reciclagem análise do comportamento; jogo educativo; adolescentes.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v16i1.8884