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Vídeos para instrução remota de cuidadores de crianças com desenvolvimento atípico durante a pandemia de COVID-19

Ravi Moreira Lima de Castro, Malena Russelakis Carneiro Costa, Álvaro Júnior Melo e Silva, Carlos Barbosa Alves de Souza, Romariz da Silva Barros

Resumo

O momento que estamos vivendo, de pandemia da COVID-19, exige que sejam tomadas medidas de contenção da propagação do novo coronavírus (Sars-Cov-2) na população. Desde o início da pandemia, o distanciamento social tem sido a principal orientação da Organização Mundial da Saúde para combater a disseminação do coronavírus. Tais condições ressaltam a necessidade de ferramentas para o atendimento e suporte remoto de crianças com desenvolvimento atípico, como aquelas com Transtorno do Espectro Autista. Ferramentas como essas têm se mostrado efetivas e têm suma importância no contexto brasileiro, tendo em vista o reduzido número de profissionais capacitados e o alto custo nas intervenções. Portanto, o presente artigo visou apresentar uma ferramenta (canal no YouTube com a publicação periódica de vídeos instrucionais e didáticos sobre diferentes habilidades) para auxiliar profissionais (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais etc.) na orientação ou treinamento de cuidadores para intervirem com crianças nas circunstâncias atuais, buscando assim reduzir prejuízos a médio e a longo prazo por uma possível inviabilidade de atendimento presencial para esse público.

Palavras-chave:  atendimento remoto, canal, intervenção via cuidador, Transtorno do Espectro Autista, telessaúde.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v16i2.9609

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica