A construção de um indicador de compras da agricultura familiar para as instituições federais de ensino superior no município de Belém
Resumo
Este trabalho busca subsidiar a construção de um indicador de compras da agricultura familiar em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no município de Belém, estado do Pará. Tal debate destaca as responsabilidades dessas instituições com a sustentabilidade e o desenvolvimento local. Assim buscou-se identificar um indicador que viabilize e traga soluções para compra de alimentos e a melhoria da qualidade de vida, com geração de trabalho e renda para os agricultores familiares locais. Dessa maneira, advém uma nova perspectiva acerca das compras da agricultura familiar como propulsoras de estímulo às potencialidades locais. O objetivo é de se evidenciar a potencialidade das IFES no município de Belém como indutoras de desenvolvimento local com as compras de alimentos da agricultura familiar, mostrando que nos últimos anos, ocorrem demandas de compras desse tipo. Através da aferição do poder de compra de alimentos decorrente da agricultura familiar das IFES, o indicador de potencialidade de compras da agricultura familiar mostrará a importância das IFES no contexto do desenvolvimento local. Conduz-se o estudo através da metodologia de pesquisa com natureza quantitativa e qualitativa, análise descritiva, realização de levantamento bibliográfico e análise documental. Por fim, através deste estudo, pode-se revelar a possibilidade para demonstrar a potencialidade das IFES no município de Belém, caso estas instituições focalizem suas compras com prioridades nas aquisições de alimentos da agricultura familiar, tornando-se assim, indutores de desenvolvimento local através da aquisição sustentável de gêneros alimentícios, por meio das compras institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar.
Palavras-chave
Aquisição de Alimentos; Desenvolvimento Local; Política pública
Texto completo:
PDFReferências
ABRAMOVAY, R. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo: Hucitec/ANPOCS/UNICAMP, 296 p., 2007.
APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
BECKER, C.; ANJOS, F. S. Segurança alimentar e desenvolvimento rural: limites e possibilidades do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), em municípios do sul gaúcho. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 17, p. 61-72, 2010.
BICALHO, A. P. N. A ressignificação do princípio da finalidade da licitação à luz do desenvolvimento nacional sustentável. Revista Negócios Públicos, Curitiba, ano IX, nº 111, p. 23-28, out. 2013.
Brasil, Ministério da Educação. (2010). Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. (Decreto nº 7.234, de 19 de Julho de 2010). Diário Oficial da República Federativa do Brasil.
BUAINAIN, A. M. Agricultura familiar, agroecologia e desenvolvimento sustentável: questões para debate. Brasília: IICA, 2006.
BUARQUE, S. C. Construindo o desenvolvimento local sustentável. 4. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
CONTE, N. C. O poder de compras dos municípios como fator de desenvolvimento local/regional. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 6., 2013, Rio Grande do Sul. Anais...Rio Grande do Sul: Universidade de Santa Cruz do Sul, 2013.
GAROFOLI, G. Sviluppo locale e ruolo delle agenzie: uma riflessione sul caso italiano, 2000. Disponível em: http://www.eco.uninsubria.it/docenti/garofoli. Acesso em: 17 out. 2021.
GRISA, C.; SCHNEIDER, S. Três gerações de políticas públicas para a agricultura familiar e formas de interação entre sociedade e estado no brasil. In: GRISA, C.; SCHNEIDER, S. (orgs.). Políticas públicas de desenvolvimento rural no país. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015, p. 19-50.
IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Política de Comercialização Agrícola no Brasil. In: IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasil em Desenvolvimento 2010: estado, planejamento e políticas públicas. Brasília, DF: IPEA, 2010. v. 2, p. 311-325.
JANNUZZI, P. M. Considerações sobre o uso, mau uso e abuso dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas municipais. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, p. 51-72, jan./fev. 2002
KAGEYAMA, A. A.; BERGAMASCO, S. M. P. P.; OLIVEIRA, J. R. A. de. Uma tipologia dos estabelecimentos agropecuários do Brasil a partir do Censo de 2006. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 51, n. 1, p. 105-122, Piracicaba, 2013.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed.. São Paulo: Atlas, 2017.
MULLER, A. L.; SILVA, M. K.; SCHNEIDER, S. A construção de políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil: o Programa de Aquisição de Alimentos. Revista Estudos Sociedade e Agricultura (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 20, p. 139, 2012.
NIEDERLE, P. A.; FIALHO, M. A. V.; CONTERATO, M. A. A pesquisa sobre agricultura familiar no Brasil - aprendizagens, esquecimentos e novidades. Rev. Econ. Sociol. Rural, Brasília, v. 52, supl. 1, p. 9-24, 2014.
ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). A Agenda 2030.
PARK, C. S. H.; SILVA, M. J. L. da. Políticas públicas e o poder de compra governamental: geração de externalidades positivas em gastos públicos. In: CONGRESSO NACIONAL DO CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO (CONPEDI), 23., 2014, João Pessoa. Anais… João Pessoa: CONPEDI/UFPB, 2014. p. 472-496.
RODRIGUES, A. de J. Metodologia científica: completo e essencial para a vida universitária. São Paulo: Avercamp, 2006.
SIMONIAN, L. L. T. Tendências recentes quanto à sustentabilidade no uso dos recursos naturais pelas populações tradicionais amazônidas. In:L. E. ARAGÓN-VACA (Org.). Revista População e Meio Ambiente na Pan Amazônia. Belém: NAEA; UNESCO, 2007. p. 25-44.
SILVA, J. N. Perspectivas sustentáveis nas compras governamentais: um estudo de caso na Universidade Federal Rural da Amazônia. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado) – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.
SQUEFF, F. de H. S. O poder de compras governamental como instrumento de desenvolvimento tecnológico: análise do caso brasileiro. Brasília: IPEA, 2014.
TAPIA, J. R. B. Desenvolvimento local, concertação social e governança: a experiência dos pactos territoriais na Itália. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 132-139, Mar. 2005.
UNESCO. As novas dinâmicas do ensino superior e pesquisas para a mudança e o desenvolvimento social. In: Conferência Mundial sobre Ensino Superior, 2009, Paris: Unesco.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Daniel Grassi. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/reumam.v7i2.13697
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN online 2595-9239