Subsídios para estudos sobre a governança na bacia hidrográfica do Tarumã-Açu, Manaus, Amazonas
Resumo
A pesquisa foi desenvolvida na bacia do Tarumã-Açu, município de Manaus, Amazonas com 27 indivíduos, no qual qualificou-se pelo grau de importância que cada um tem no contexto de suas ações desenvolvidas em função da conservação ambiental da água na Bacia. A pesquisa tem como objetivo a identificação das formas de governança da água estabelecidas por agentes sociais atuantes nesse espaço geográfico. Para obtenção de dados utilizou-se o método qualiquantitativo, no qual desenvolveu-se através de pesquisa bibliográfica, documental e coleta de dados primários, observação direta, entrevistas e aplicação de questionário semiestruturado com agentes sociais envolvidos com organização social, particulares, moradores e comerciantes. Na pesquisa identificou-se formas de governança através de agentes públicos, particulares e usuários diretos e indiretos dos recursos hídricos da bacia.
PALAVRAS-CHAVE: Amazônia, Água, Bacia, Manaus, Tarumã-Açu.
Palavras-chave
Amazônia; Água; Bacia; Manaus; Tarumã-Açu
Texto completo:
PDFReferências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa - Portugal: Edições 70, 2021.
BARBOSA, E. B. Distrito Agropecuário da Suframa: gênese, desenvolvimento e dilemas para o século XXI. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia). Universidade Federal do Amazonas. 246 f.: il. Color; 31 cm. 2017.
BRASIL. Lei 9.985 de 18 de julho de 2000. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Sistema Nacional de Unidades de Conservação do Brasil. Acesso em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9985.htm na data de 27.06.2024.
BÜHRING, R.; COSTA, L. A.; BARBOSA, E. B. Cadastramento qualiquantitativo georreferenciado das árvores localizadas nas ruas do centro da cidade de Manaus. VII Seminário de atualização em sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas aplicados à Engenharia Florestal. Anais. Curitiba, Paraná, p. 210 - 218, 2006.
COSTA, J. S. Potenciais impactos da transformação da paisagem para a gestão da Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu (Amazônia Central). Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos), Universidade do Estado do Amazonas, Manau, 2020.
COSTA, E. B. S.; SILVA, C. L.; SILVA, M. L. Caracterização física de bacias hidrográficas na região de Manaus - AM. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 46, p. 93-100, jun. 2013.
CPRM. Serviço Geológico do Brasil. Mapeamento das áreas de Risco Geológicos da Zona Urbana da cidade Manaus-AM. Manaus, AM, 2019.
DAMASCENO, S. B. Reestruturação do comitê de bacia hidrográfica do rio Tarumã-Açu. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos), Universidade do Estado do Amazonas, Manau, 2018.
DAMASCENO, S. B. et al. Valoração dos atributos ambientais da bacia hidrográfica do Tarumã-Açu, no município de Manaus, AM. In: FARIA, K. M. S. et al. (Org.). Planejamento e desenvolvimento sustentável em bacias hidrográficas. Goiânia: CEGRAF/UFG, 2021, p. 150-167.
DIEGUES, A. C. A sócio-antropologia das comunidades de pescadores marítimos no Brasil. Etnográfica, v. 3, p. 361-375, 1999.
FARAH, J. Figura 10 - Impacto em área de nascente do igarapé Água Branca. 2024.
FERREIRA JR., J. C. Limnologia e Sensoriamento Remoto: Qualidade da Água do Rio Miriti (Manacapuru - AM) e Contribuição para a Gestão dos Recursos Hídricos. 199f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos), Universidade do Estado do Amazonas, Manau, 2019.
GRISE, M. M. A estrutura da paisagem do mosaico de unidades de conservação do litoral norte do Paraná. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal), Universidade Federal do Paraná, 2008.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 2024. Disponível em:
LINHARES, B. J. J. Utilização do SIG e sensoriamento remoto como subsídio para elaboração do zoneamento ambiental da bacia hidrográfica do Tarumã. 107f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia), Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.
MAIA, A. S. et al. Caracterização e Localização da Bacia Hidrográfica do rio Tarumã-Açu, MANAUS - AM. Boletim N°. 1 da Bacia Hidrográfica do rio Tarumã-Açu. Geotecnologias e Análise da Paisagem - GEOTAP. Monitoramento das águas do rio Tarumã-Açu por sensoriamento remoto. 2019.
MACIEL, J. P. Figura 2 - Canal principal do rio Tarumã-Açu - Assoreamento na Seca. 2023.
ONG Mata Viva, Figura 9 - Igarapé Água Branca com carreamento de material e turbidez da água. 2024.
MALHEIROS, T. F.; PROTA, M. G.; RINCÓN, M. A. P. Participação comunitária e implementação dos instrumentos de gestão da água em bacias hidrográficas. 2011.
MELO, S. F. S.; ROMANEL, C. Gestão de recursos hídricos no Estado do Amazonas: O caso da bacia do rio Tarumã-Açu. 16° Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental - CBGE. São Paulo - SP. 2018.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo - SP. Hucitec - ABRASCO. 1992.
PROAMBIENTE - Programa de Desenvolvimento Sustentável da Produção Familiar Rural da Amazônia. Diagnóstico rápido e participativo do Pólo pioneiro no Amazonas: Projeto de Assentamento Tarumã-Mirim. Manaus - AM. 2002.
REIS, N. J. Geologia e recursos minerais do Estado do Amazonas. Manaus - AM. CPRM - Serviço Geológico do Brasil. 2006.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F. LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. 3ª ed. São Paulo – SP. McGraw-Hill, 2006.
SILVA, V. G. Os usos dos recursos hídricos e a qualidade da água a partir das atividades das casas flutuantes do rio Tarumã-Açu (Manaus - AM). Dissertação - PROFÁGUA - Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. 2021. 138 f.: color.; 30 cm.
SIQUEIRA, L. F. Estudo hidrológico do efeito de barramento hidráulico no rio Tarumã-Açu, Manaus - AM. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Universidade do Estado do Amazonas, Manaus – AM. 2019.
SUFRAMA. A história da Zona Franca de Manaus. https://www..gov.br/suframa/pt-br/zfm/o-que-e-o-projeto-zfm. Publicado em 28/08/2015, acesso em 27.06.2024.
SUFRAMA. Linhas Básicas do Distrito Agropecuário. Manaus: Assessoria de Comunicação Social, 1975.
VASCONCELOS, M. A. Estudo da paisagem do setor sul da bacia hidrográfica do Tarumã-Açu, Manaus - AM. Utilizando imagens multipolarizadas do radar ALOS/PALSAR/Manaus. 75f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais), Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
VERGARA, S. C. Gestão da Qualidade. 3ª Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/reumam.v8i2.16137
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN online 2595-9239