História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas
Dublin Core | Metadados para o PKP | Metadados do documento | |
1. | Título | Título do documento | História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas |
2. | Autor | Nome do autor, afiliação institucional, país | Eduarda Tais Breunig; Universidade Federal de Santa Maria; Brasil |
2. | Autor | Nome do autor, afiliação institucional, país | Aléxia Santos Amaral; Universidade Federal de Santa Maria; Brasil |
2. | Autor | Nome do autor, afiliação institucional, país | Andréa Inês Goldschmidt; Universidade Federal de Santa Maria; Brasil |
3. | Assunto | Área(s) do Conhecimento | |
3. | Assunto | Palavras-chave(s) | Hooke; Leeuwenhoek; Lineu |
4. | Descrição | Resumo | A pesquisa buscou investigar as concepções de alunos de terceiro ano do ensino médio a respeito da imagem e do nome de três cientistas importantes para a Biologia: Robert Hooke, Anton Van Leeuwenhoek e Carl Nilsson Linnaeus (Carlos Lineu), através de questionários aplicados a setenta e oito alunos dos terceiros anos do ensino médio, de três escolas públicas do município Palmeira das Missões, RS. Inicialmente foi aplicado o primeiro instrumento de investigação, contendo duas imagens distintas de cada um dos cientistas e com questões semiestruturadas (fechadas e abertas). Em um segundo momento, foi aplicado um segundo questionário, que além de outras imagens dos cientistas, apresentavam os nomes dos mesmos. Após, os questionários foram recolhidos e tabulados. Os resultados mostram que o uso de imagens ainda é restrito em sala de aula; não tendo sido reconhecidos nenhum dos cientistas. Além disso, muitas concepções errôneas sobre cientistas e a ciência foram identificadas nas citações dos alunos. Apresentar de forma adequada e ampliada a História da Ciência pode contribuir como um dispositivo didático útil, tornando o ensino da ciência a nível médio mais interessante, além de facilitar a aprendizagem, mostrando que a ciência não é imutável e que depende de diversas pessoas. |
5. | Editora | Editora, localização | Universidade Federal do Pará |
6. | Contribuidor | Patrocínio | |
7. | Data | (YYYY-MM-DD) | 2019-06-30 |
8. | Tipo | Situação & gênero | Artigo Avaliado pelos Pares |
8. | Tipo | Tipo | |
9. | Formato | Formato do Documento | |
10. | Identificador | Identificador de Recurso Uniforme (URI) | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6054 |
10. | Identificador | Digital Object Identifier (DOI) | http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6054 |
11. | Fonte | Título da Revista/conferência; V. N. ano | Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 33 (2019) |
12. | Idioma | Português=pt | pt |
13. | Relacionamento | Docs. Sups. | |
14. | Cobertura | Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) | |
15. | Direitos | Direito autoral e permissões |
Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas![]() Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. |