Exibir metadados

História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas


 
Dublin Core Metadados para o PKP Metadados do documento
 
1. Título Título do documento História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Eduarda Tais Breunig; Universidade Federal de Santa Maria; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Aléxia Santos Amaral; Universidade Federal de Santa Maria; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Andréa Inês Goldschmidt; Universidade Federal de Santa Maria; Brasil
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento
 
3. Assunto Palavras-chave(s) Hooke; Leeuwenhoek; Lineu
 
4. Descrição Resumo

A pesquisa buscou investigar as concepções de alunos de terceiro ano do ensino médio a respeito da imagem e do nome de três cientistas importantes para a Biologia: Robert Hooke, Anton Van Leeuwenhoek e Carl Nilsson Linnaeus (Carlos Lineu), através de questionários aplicados a setenta e oito alunos dos terceiros anos do ensino médio, de três escolas públicas do município Palmeira das Missões, RS. Inicialmente foi aplicado o primeiro instrumento de investigação, contendo duas imagens distintas de cada um dos cientistas e com questões semiestruturadas (fechadas e abertas). Em um segundo momento, foi aplicado um segundo questionário, que além de outras imagens dos cientistas, apresentavam os nomes dos mesmos. Após, os questionários foram recolhidos e tabulados. Os resultados mostram que o uso de imagens ainda é restrito em sala de aula; não tendo sido reconhecidos nenhum dos cientistas. Além disso, muitas concepções errôneas sobre cientistas e a ciência foram identificadas nas citações dos alunos. Apresentar de forma adequada e ampliada a História da Ciência pode contribuir como um dispositivo didático útil, tornando o ensino da ciência a nível médio mais interessante, além de facilitar a aprendizagem, mostrando que a ciência não é imutável e que depende de diversas pessoas.

 
5. Editora Editora, localização Universidade Federal do Pará
 
6. Contribuidor Patrocínio
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2019-06-30
 
8. Tipo Situação & gênero Artigo Avaliado pelos Pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador de Recurso Uniforme (URI) https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6054
 
10. Identificador Digital Object Identifier (DOI) http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6054
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 33 (2019)
 
12. Idioma Português=pt pt
 
13. Relacionamento Docs. Sups.
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.