Revista Humanitas

O periódico Humanitas é publicação do IFCH. Até o ano de 1994, intitulou-se Cadernos. Como Cadernos, teve o seu primeiro volume lançado em 1980, em formato impresso e com periodicidade semestral.

Inicialmente, Cadernos foi divulgado apenas no âmbito da UFPA. Com o passar dos anos, um trabalho de intercâmbio realizado em parceria com a Biblioteca Setorial do IFCH contribuiu para que Cadernos e, posteriormente, Humanitas fosse divulgado para várias IES do Brasil, agências de fomento à pesquisa, órgãos governamentais e campi do interior do Estado do Pará. O primeiro volume de Humanitas foi lançado no ano de 1998, com layout e Regimento reelaborados, porém sem alteração quanto à periodicidade.

Desde a sua criação, Humanitas tem como missão divulgar a produção intelectual de docentes e de discentes dos cursos de Mestrado e de Doutorado, no âmbito da UFPA e de outras IES do Brasil e do exterior, para contribuir com o incentivo à pesquisa e ao debate acadêmico em prol da formação de cidadãos críticos e reflexivos diante do contexto que em estejam inseridos, e capazes de colaborar com a formação de uma sociedade mais democrática.