Revista Humanitas

Foco e Escopo

O periódico Humanitas tem como foco alargar a sua visibilidade no Brasil e no exterior como referência de incentivo à pesquisa e ao debate acadêmico pautado pela democratização do conhecimento. Em curto espaço de tempo, pretende alcançar uma classificação em indexadores conceituados. Em vista disso, o nível de excelência dos trabalhos publicados estará assegurado pela criteriosa avaliação de um Corpo Editorial constituído por Editor Científico, Comissão Editorial, Conselho Editorial e de uma equipe de revisores em nível nacional e internacional.

O periódico Humanitas será editado em volumes anuais constituídos por dois números, cada um dos quais publicados a cada semestre. O número do primeiro semestre (Janeiro-Julho) apresentará temática livre; o número do segundo semestre (Agosto-Dezembro) será temático. A submissão de trabalhos funcionará em fluxo contínuo. Tanto o número do primeiro semestre quanto o do segundo serão compostos por produções científicas inéditas (artigos e resenhas críticas) - nas áreas de Filosofia e Humanidades (Antropologia, Ciência Política, Geografia, História, Psicologia, Sociologia e Segurança Pública), digitalizadas em português ou em espanhol.  Não serão aceitos para publicação trabalhos que não estejam formatados conforme as normas da revista. O Corpo Editorial não se responsabilizará pelo conteúdo dos textos. Os conceitos e as opiniões publicadas serão de inteira responsabilidade dos autores

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dissertação

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Temas em debate

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Roteiro de viagem: nota de um pesquisador

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos (artigos e resenhas críticas) serão enviados eletronicamente, seguindo as etapas do sistema on-line do periódico Humanitas, e submetidos às seguintes categorias de avaliação: conteúdo, pertinência, originalidade, adequação ao escopo editorial e atendimento às normas da Associação de Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Dessa forma, passarão por três fases:

- Primeira: triagem realizada pelo Editor Científico, que avaliará se o trabalho apresenta potencial para publicação e se está adequado à linha editorial da revista;

- Segunda: avaliação preliminar realizada pela Comissão Editorial, a fim de identificar a relevância científica e a qualidade do trabalho;

- Terceira: avaliação duplo-cega realizada pelos revisores internos e/ou externos à UFPA.

Os trabalhos considerados adequados às exigências informadas na primeira e na segunda fase serão encaminhados pela Comissão Editorial aos revisores internos e/ou externos (no mínimo dois), cujos nomes permanecerão em anonimato (sistema duplo-cego). Para isso, será solicitada aos autores a exclusão de qualquer identificação de autoria do trabalho (nome do(s) autor(es), nome(s) de projeto(s), instituição, referências a trabalhos do(s) autor(es) etc.).

Os pareceres emitidos poderão resultar em: (i) aceitação; (ii) aceitação com modificações; ou (iii) não aceitação do trabalho.

A decisão emitida na terceira fase será levada ao conhecimento da Comissão Editorial do periódico Humanitas. Tanto no caso de aceitação quanto no de recusa, o autor será notificado. Em caso de (ii) aceitação com modificações, o trabalho será devolvido ao autor, que poderá submetê-lo à nova apreciação (2ª rodada) após providenciar as recomendações informadas no parecer. Por fim, o trabalho será encaminhado à Comissão Editorial para emissão de decisão com base nas avaliações dos revisores.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.