Revista Humanitas

NOIVAS COM CLASSE: ECONOMIA E MORALIDADE NA DISPUTA PELO VALOR DE VESTIDOS NO MERCADO DE CASAMENTOS

Michele Escoura

Resumo

Por ano, o mercado especializado na produção de festas de casamento tem movimentado cerca de R$ 17 bilhões no Brasil. Sob novo impulso comercial, as tradicionais festas de família têm se transformado em eventos espetaculares, feitos para surpreender e fascinar centenas de convidados. E, nesse cenário, o traje de gala daquela que se pressupõe a “personagem principal” da ocasião é item que aparece recoberto por uma áurea de magia, alvo de imprescindível engajamento e, consequentemente, de disputa. O presente artigo parte de material de campo produzido com base em observações em diferentes lojas de vestidos de noivas em São Paulo e de entrevistas com noivas no processo de organização de suas festas na capital paulista e em Belém, no Pará. Mostra como, dentro da enorme variação de produtos disponíveis no setor, um vestido de noiva é sempre previsto como um artigo de luxo e, portanto, caro para quem o veste. Desse ponto, persegue as controvérsias sobre materiais, técnicas e atendimentos que delimitam as fronteiras da concorrência do mercado; especialmente, problematiza a disparidade de preços entre as mercadorias tensionando sua noção de “valor”, para evidenciar como seus aspectos econômicos também estão intimamente imbricados a disputas morais.


Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, Breno Rodrigo de Oliveira. Noivado e ritos pré-nupciais: um estudo sobre

significados, experiências e as codificações de uma unidade cultural. 2019. Tese (Doutorado

em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade

Federal do Pará, Belém, 2019.

APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural.

Rio de Janeiro: EDUFF, 2008.

BLANK, Marina. A princesa, a gata e a borralheira: imaginários, construções e

desconstruções de casamentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Centro de

Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

BRIGUGLIO, Bianca. Trabalhadoras no preparo de comida: um olhar sobre a divisão sexual

do trabalho em cozinhas profissionais. In: Encontro Nacional da ABET, 14., 2015, Campinas.

Anais [...]. Campinas, 2015.

CANCELA, Cristina Donza. Destino cor-de-rosa, tensão e escolhas: os significados do

casamento em uma capital amazônica (Belém, 1870-1920). In: Cadernos Pagu, v.30, p. 301-

, 2008.

. Famílias de elite: transformação da riqueza e alianças matrimoniais. Belém 1870-1920.

Topoi, v. 10, n. 18, p. 24-38,2009.

ESCOURA, Michele. Fazer festa é uma guerra. Relações entre vestidos, noivas, anfitriões

e convidados na organização de casamentos. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) -

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,

a

. Formal attire from one side of the “bridge” to the other: the wedding market and class

and gender relations inscribed in the territory of the city. In: Vibrant: Virtual Brazilian

Anthropology, v.14, n.3, p. 1-19, 2017.

. Vestida de noiva. Diferenciação e prestígio em disputa no mercado de festas de

casamento. In: Cadernos Pagu, v.55, p. 1-31. 2019b.

ESCOURA, Michele; MACEDO, Renata Mourão. Tensionamentos e negociações de

desigualdades: notas etnográficas sobre consumo, classe e gênero. In: SAGGESE, Gustavo et

al. (org.) Marcadores sociais da diferença: gênero, sexualidade, raça e classe em

perspectiva antropológica. São Paulo: Terceiro Nome; Gramma, 2018.

FRANÇA, Isadora Lins. Consumindo lugares, consumindo nos lugares: homossexualidade,

consumo e subjetividades na cidade de São Paulo. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)

- Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,

GELL, Alfred. Art and Agency. Oxford: Oxford University Press, 1998.

GREGORI, Maria Filomena. Prazeres perigosos: erotismo, gênero e limites da sexualidade.

São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

HOCHSCHILD, Arlie Russell. The Managed Heart. Commercialization of Human Feeling.

Berkeley: University of California Press, 2003.

MARINS, Cristina Teixeira. Quando o céu é o limite: um olhar antropológico sobre o universo

dos casamentos e dos cerimonialistas. Niterói: Eduff, 2016.

. Entre palcos e flashes: reflexão etnográfica sobre trajetórias, construção de reputação

e circuitos de consagração de fotógrafos de casamento. 2018. Tese (Doutorado em Antropologia) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense,

Niterói, 2018.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1985. v.1.

McCLINTOCK, Anne. Couro imperial: raça, gênero e sexualidade no embate colonial.

Campinas: Editora Unicamp, 2010.

PINHEIRO-MACHADO, Rosana. Made in China: produção e circulação de mercadorias

no circuito China-Paraguai-Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Antropologia Social) -

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto

Alegre, 2009.

PINHEIRO-MACHADO, Rosana; SCALCO, Lucia Mury. Os sentidos do real e do falso: o

consumo popular em perspectiva etnográfica. In: Revista de Antropologia, São Paulo, v. 53,

n.1, p. 321-359, 2010.

PINHO, Érika Bezerra de Menezes. “Um sonho não tem preço”: uma etnografia do mercado

de casamentos no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Instituto de

Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003


Apontamentos

  • Não há apontamentos.