Logo do cabeçalho da página Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento

O AGENTE DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO MERCADO DE TRABALHO NA AMAZÔNIA ORIENTAL

Adrya Rayssa Chaves Paixão, Philippe Jean Louis Sablayrolles

Resumo

A dinâmica desenvolvimentista do meio rural no Brasil é marcada por importantes momentos que apontam diferentes ideologias e maneiras de promoção do desenvolvimento rural. Essa dinâmica é refletida diretamente nas condições e no modo de operação do mercado de trabalho para os agentes de desenvolvimento rural. Logo, este artigo, originado de um Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Pará, busca apresentar as instituições (públicas)/entidades (privadas) deste mercado de trabalho, e identificar as competências e habilidades demandadas para os profissionais atuantes nos processos de desenvolvimento rural. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários por meio de entrevistas realizadas com representantes das instituições/entidades selecionadas para a pesquisa. Constatou-se que há uma divergência nas formas de atuação e promoção do desenvolvimento rural entre o setor público e o setor privado, além de registrar as competências e habilidades necessárias para trabalhar com o desenvolvimento rural.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVAY, Ricardo. O capital social dos territórios: repensando o desenvolvimento rural. Economia aplicada, v. 4, n. 2, p. 379-397, 2000.

ALBALADEJO, Christophe et al. Novas competências para os atores do desenvolvimento rural na Amazônia. Área de Informação da Sede-Artigo em periódico indexado (ALICE), 2007.

BRANDÃO, Hugo Pena; BAHRY, Carla Patricia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, v. 56, n. 2, p. 179-194, 2005.

DE MORAES, Ciro Dandolini; DE ABREU DAQUINO, Carla. Avaliação de impacto ambiental: uma revisão da literatura sobre as principais metodologias. 2016.

FACDES. Faculdade de Desenvolvimento Rural. 2021. Disponível em:.

FACDES. Projeto político-pedagógico do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural. Belém: INEAF-UFPA, 2017.

FILHO, José Jeremias. Reconstruções metodológicas de processos de investigação soci-al. Revista de História, v. 54, n. 107, p. 263-276, 1976.

HAESBAERT, Rogério. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. Porto Alegre, 2004

NAVARRO, Zander. Desenvolvimento rural no Brasil: os limites do passado e os caminhos do futuro. Estudos avançados, v. 15, p. 83-100, 2001.

NETO, Exzolvildres Queiroz; DE OLIVEIRA, Gilson Batista. FRONTEIRAS E LIMITES NA PRODUÇÃO DE NOVOS CAMPOS PROFISSIONAIS PARA O ESPAÇO RURAL: o curso de bacharelado em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, Paraná-Brasil. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2019.

OLIVEIRA, Maria Neuza da Silva. A formação de técnicos e extensionistas rurais no contexto do desenvolvimento rural sustentável e da política nacional de assistência técnica e extensão rural. 2012.

SANTOS, Luciano; TEIXEIRA, Renato. Interdisciplinaridade como campo de diversidade. Enciclopedia Biosfera, v. 11, n. 20, 2015.

SCHNEIDER, Sergio. A abordagem territorial do desenvolvimento rural e suas articulações externas. Sociologias, p. 88-125, 2004.

SCHNEIDER, Sergio. Situando o desenvolvimento rural no Brasil: o contexto e as questões em debate. 2010.

SILVA, Marcelo Kunrath; ROCHA, Ana Georgina. Mediação nas Instituições Participativas: Articuladores Territoriais e Participação na Política de Desenvolvimento Territorial. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 17, n. 1, 2015.

SIMÕES, A. Refletindo sobre a formação do agrônomo: a experiência da Universidade Federal do Pará. Revista Brasileira de Agroecologia, p. 81-92, 2016.

SINGER, Paul. Desenvolvimento capitalista e desenvolvimento solidário. Estudos avançados, v. 18, p. 7-22, 2004.

TOLENTINO, Michell Leonard Duarte. Da revolução verde ao discurso do PRONAF: a representação do desenvolvimento nas políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Cerrados, v. 14, n. 2, p. 93-124, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v17i1%20e%202.14315

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.