Logo do cabeçalho da página Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento

O plano de uso e o modo de vida na Reserva Extrativista Mapuá, município de Breves – Pará

José Bruno Santos Pinheiro, Paulo Fernando da Silva Martins, Ana Carolina Cavalcante Jucá, Cleber Assis dos Santos

Resumo

Este trabalho analisa como o plano de uso da Reserva Extrativista Mapuá, município de Breves-PA, se enquadra no modo de vida dos moradores. O trabalho foi realizado em duas etapas: viagens de campo; sistematização e refinamento dos dados levantados. A primeira etapa foi realizada em três momentos por uma equipe de seis discentes do curso Latu Sensu em Agriculturas Familiares Amazônicas e Desenvolvimento Agroambiental da Universidade Federal do Pará. As análises foram feitas a partir de entrevistas realizadas com moradores das comunidades São Sebastião, Bom Jesus e Vila Amélia. Constatou-se que o plano de uso ajuda no modo de viver da grande maioria das famílias entrevistadas.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Odair José Aragão; DA SILVA, Christian Nunes; DE CASTRO, Carlos Jorge Nogueira. Uso dos Recursos Naturais por Populações Tradicionais na RESEX Mapuá (Breves–Pará). Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, v. 1, n. 01, 2014. Disponível em . Acesso em 10 de março de 2016.

BARBOSA, Maria José de Souza et al. Relatório analítico do território do Marajó. Belém: MDA/PITCPES-UFPA/GPTDA, 2012. Disponível em . Acesso: 11 de março de 2016.

BRASIL. Lei n° 9.985, de 18 de julho de 2000. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9985.htm>. Acesso em: 15 de março de 2016.

DO PARÁ, GOVERNO DO ESTADO; FEDERAL, GOVERNO. Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago do Marajó. 2007. Disponível em < http://www.casacivil.gov.br/.arquivos/marajo.pdf/@@download/file/marajo.pdf>. Acesso em 08 de março de 2016.

HERRERA, José Antônio. Dinâmica e desenvolvimento da agricultura familiar: o caso de Vila Amélia - Breves/Pará. 2003. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Belém, 2003. Curso de Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável. Disponível em . Acesso: 13 de março de 2016.

IBGE. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Perfil dos Estados Brasileiros, 2012. Pesquisa de Informações Básicas Estaduais. Rio de Janeiro, 2013. Disponivel em . Acesso em: 16 de junho de 2016.

MAGALHÃES, Ana Priscila Farias. Metodologia aplicada ao turismo de base comunitária em reservas extrativistas: valorização da atratividade turística do Resex-o exemplo de Mapuá, Arquipélago do Marajó, Breves/PA. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo do Meio Ambiente, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia. Disponível em . Acesso: 09 de março de 2016.

PINTO, J.S. Diagnóstico socioeconômico e ambiental da Reserva Extrativista Mapuá. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio. Breves (PA). 172p. 2008

QUARESMA, Helena Doris de Almeida Barbosa. O desencanto da princesa: pescadores tradicionais e turismo na área de proteção ambiental de Algodoal/Maiandeua. 2000. Tese de Doutorado. Núcleos de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará.

RAMOS, Adriana; CAPOBIANCO, João Paulo. Unidades de conservação no Brasil: aspectos gerais, experiências inovadoras e a nova legislação. 1996. Disponível em . Acesso em 16 de março de 2016

SOUZA, Armando Lírio; LOPES, Luis Otávio do Canto; FERRÃO, Euzalina da Silva; HERRERA, José Antônio. Comunidades Agroextrativistas do Rio Mapuá – Breves-PA; Diagnóstico Sócio Econômico. UFPA / CSE / Incubadora Tecnológica de Produção Familiar. Belém, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v12i2.5511

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.