Logo do cabeçalho da página Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento

Estratégias de políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar: estudo de caso em Cocais, no município de Barão dos Cocais – MG

Rejane Beatriz Mendes, Renato Linhares de Assis

Resumo

O fortalecimento da agricultura familiar se depara com o desafio de compatibilizar a organização da produção, a demanda do mercado consumidor, as tecnologias e a assistência técnica. Agricultores familiares de Cocais, no município de Barão de Cocais (MG), têm acessado políticas públicas de apoio à agricultura familiar, que têm estimulado investimentos na produção, elevado a renda das famílias e promovido mais qualidade de vida no meio rural. Este artigo tem como objetivo analisar como políticas públicas para o meio rural podem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, especificamente na região de Cocais. Para isso, foi utilizada como metodologia análise documental e revisão bibliográfica acerca do histórico do distrito de Cocais, e entrevista com base em roteiro aberto, aplicada a vinte famílias de agricultores do distrito atendidos por técnicos da extensão rural. Foram levantados dados como tamanho da propriedade, idade, grau de escolaridade, produção, renda, políticas públicas conhecidas e acessadas, práticas agroecológicas, e canais de comercialização. Verificou-se que práticas agroecológicas eram utilizadas nas unidades produtivas e que os entrevistados acessavam diversas políticas públicas para o meio rural. Além disso, foram identificadas outras atividades não agrícolas com potencial para serem desenvolvidas na região, indicando a importância da pluriatividade para a promoção de ações de desenvolvimento local. Constatou-se ainda o envelhecimento da população e a diminuição da mão de obra masculina no campo. Os agricultores familiares, mesmo sofrendo com a pressão da atividade mineraria, têm investido na produção, acessado novos canais de comercialização, como feiras livres, exposições e mercados institucionais, gerando novas ocupações e renda. Essa inserção em novos mercados tem possibilitado ainda o retorno de mão de obra para atividade agrícola, bem como a melhoria na qualidade de vida no meio rural.


Texto completo:

PDF

Referências


ANJOS, F.S. dos; BECKER, C. Agricultura familiar e mercados institucionais: o desenvolvimento como liberdade. Fortaleza: Revista Econômica do Nordeste. v.45, p.92-101, 2014.

BASTOS, R.C.; BIFANO, A.C.S.; LORETO, M. das D.S. de. Política pública e agricultura familiar: a eficácia do pnae no município de pequeno porte. Teófilo Otoni: Revista de Políticas Públicas e Segurança Social. v.1, n.2, p.75-99, 2017.

CAMARANO, A. A.; ABRAMOVAY, R. Êxodo rural, envelhecimento e masculinização no Brasil: panorama dos últimos 50 anos. Rio de Janeiro: IPEA, 1999. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0621.pdf. Acessado em 11/01/2016.

CAMPOS, H. G.; FARIA, R. M. História de Minas Gerais. Belo Horizonte: Editora Lê. 2005. 200p.

DIAS, M. Cocais – terra da quitanda. In: Prefeitura Municipal de Barão de Cocais. 2015. Disponível em: http://www.baraodecocais.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/cocais----terra-da-quitanda/7205. Acessado em 02/04/2020.

Drummond,G.M. Levantamento Programa de Saúde da Família – PSF Cocais (2014) [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 10/10/2014.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS, 2009. 654p.

GRANDO, M. Z.; FERREIRA, G. da S. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e sua relação com o Rio Grande do Sul. Texto para discussão FEE 113. Porto Alegre: Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã – Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, 2013. 20p.

IBGE. Censo 2010. Acessado em 13/01/2016. Disponível em http://www.censo2010.ibge.gov.br/.

IBGE. Dados demográficos e territoriais do munícipio de Barão de Cocais-MG. Disponível em http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=310540&search=infogr%E1ficos:-ia%E7%F5es-completas. Acessado em 08/05/2014.

MENDES, F.C. GUEDES, C. A. M. Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural Sustentável e Agricultura Familiar no Brasil: uma avaliação. ENAPEGS, Lavras, 2010.

MENDES, R.B. Estratégias de políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar: estudo de caso no Distrito de Cocais, Município de Barão de Cocais (MG). 2016. 51 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2016.

PAULA, M.M. de; KAMIMURA, Q.P.; SILVA, J.L.G. da. Mercados institucionais na agricultura familiar Dificuldades e desafios. Brasília: Revista de Política Agrícola. v.23, n.1, p.33-43, 2014.

REZENDE, V.L. A mineração em Minas Gerais: uma análise de sua expansão e os impactos ambientais e sociais causados por décadas de exploração. Uberlândia: Sociedade e Natureza. v.28, n.3, p.375-384, 2016.

SILVA, S.P. Políticas públicas, agricultura familiar e desenvolvimento territorial. São Paulo: Cadernos Gestão Pública e Cidadania. v.16, n.58, p.126-144, 2011.

TRICHES, R. M.; SCHNEIDER, S. Alimentação Escolar e Agricultura Familiar: reconectando o consumo à produção. São Paulo: Saúde e Sociedade, v. 19, n. 4, 2010, p.933-945. Disponível em: www.scielo.br/pdf/sausoc/v19n4/19.pdf. Acessado em 04/01/2016.

WITTMANN, V.D. Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF): perspectivas para a agricultura familiar no estado do Rio de Janeiro. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v13i1.7353

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.