Logo do cabeçalho da página Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento

Agroecologia e diversificação produtiva: uma experiência com sementes crioulas e varietais em áreas cultivadas com tabaco

Germano Ehlert Pollnow, Márcio Marcelo Garcia Morales, Roni Carlos Bonow, Fábio André Mayer

Resumo

O objetivo aqui é apresentar uma experiência desenvolvida no município gaúcho de Arroio do Padre, no âmbito de um projeto de assistência técnica e extensão rural (ATER) para diversificação produtiva em áreas cultivadas com tabaco, levado a cabo pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia. O foco do trabalho está na valorização da agrobiodiversidade local através da extensão rural. Com a realização das atividades do projeto, foi possível distribuir, promover a troca e/ou comercialização de sementes e mudas crioulas e varietais. Assim, é importante mencionar o papel das entidades prestadoras de serviços de ATER e salientar a importância das pessoas, num contexto de valorização da sustentabilidade e da agroecologia.


Texto completo:

PDF

Referências


CAPA. Histórico - Pelotas. Disponível em: . Acesso em novembro de 2019.

FEE. PIB dos municípios do RS em 2015. Disponível em: . Acesso em novembro de 2019.

GARCIA, Á. A. As exportações gaúchas em 2011. Indicadores Econômicos FEE, v. 39, n. 4, 2012.

HOLLIDAY, O. J. Para sistematizar experiências. Trad. RESENDE, M. V. Série Monitoramento e Avaliação. Brasília: MMA, 2006. 128p.

IBGE - Pesquisa Agrícola Municipal. Tabela 5457. Disponível em: . Acesso em outubro de 2019.

NEVES, E. H. das. Análise da degradação ambiental da Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas-RS, através do diagnóstico físico-conservacionista (DFC). 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

POLLNOW, G. E.; MARTINEZ, E. A.; SURITA, R. Diversificação produtiva e econômica em áreas cultivadas com tabaco na Zona Sul do Rio Grande do Sul (RS). In: II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL, 1., 2017. Matinhos. Anais… Matinhos: Universidade Federal do Paraná, 2017, p. 1093-1098.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v14i2.8699

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.