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A FORMAÇÃO DO AGRÔNOMO NA AMAZÔNIA: PERFIL E DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE

Jorge Alan Quaresma de Sousa, Erika Kzan da Silva, Ruth Helena Cristo Almeida, Cintya Meireles de Oliveira

Resumo

RESUMO: A Amazônia é uma das últimas fronteiras agrícolas do Brasil. Para defender as riquezas esse patrimônio, tanto naturais quanto culturais, essa região necessita de profissionais capazes, com formação condizente com a conjuntura agrária em que vive. Entretanto, uma das principais instituições de ensino das Ciências Agrárias na região não capacita os estudantes de acordo com a demanda do “Rural da Amazônia”. Percebemos esse fato quando questões intrínsecas da região como a Reforma Agrária e Soberania Alimentar deixaram de ser debatidas na maioria das disciplinas ofertadas na graduação em Agronomia. Uma nova proposta metodológica de ensino da Agronomia é urgente e necessária, de modo que rompa com o paradigma de desenvolvimento para o campo, e proponha a Agroecologia como método viável para, nesse primeiro momento, diminuir as crises ambientais e sociais existentes no campo Amazônico.

PALAVRAS-CHAVE: agronomia, Amazônia, formação profissional.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v3i1.1058

ISSN online 2318-0188