Logo do cabeçalho da página Revista Agroecossistemas

O EFEITO DA APLICAÇÃO CONTINUADA DE DEJETO LÍQUIDO SUÍNO NA PRODUÇÃO DE MASSA SECA DA AVEIA PRETA

Jéssica Diandra Stringari, Wagner Sacomori, Diego Fernando Roters, Gustavo Ferreira de Oliveira, Janaira Almeida

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação continuada de DLS na produção de massa seca da raiz da aveia preta. O experimento foi conduzido a campo (2016/2017), no município de Campos Novos, SC em SD em consorcio aveia preta/milho. O solo é um Latossolo Vermelho Distroférrico. Os tratamentos compreenderam as doses 100 e 200 m3 ha-1 DLS; adubação mineral solúvel e adubo mineral solúvel combinado com dejeto. Os tratamentos foram organizados em delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições. As aplicações dos fertilizantes foram realizadas no mês de outubro de cada ano, sobre a palhada da cultura de inverno. Para avaliação da massa seca da raiz foram realizadas coletas de raízes da aveia em outubro de 2016 onde foram coletadas 2 subamostras em cada parcela, nas camadas de 0-10 e 10-20 cm de profundidade do solo com um trado de ferro cilíndrico com 5,5 cm de diâmetro. Posteriormente as amostras foram encaminhas para laboratório para quantificar a massa seca total de raízes. Foi utilizado o programa estatístico SAS® utilizando Tukey a 5% de significância. Não houve diferença significativa na produção de massa seca de raiz da aveia preta entre os tratamentos com aplicação de DLS e fertilizante mineral. As características físicas e químicas do solo como a densidade e acidez explicam a menor produção de massa seca das raízes da aveia.

                                                                             

PALAVRAS-CHAVE: Avena strigosa, Fertilizante, Resíduo orgânico.


Palavras-chave

Avena strigosa; Fertilizante; Resíduo orgânico


Texto completo:

PDF

Referências


BEUTLER, A. N.; CENTURION, J. F.; ROQUE, C. G.; FERRAZ, M. V. Densidade relativa ótima de Latossolos Vermelhos para a produtividade de soja. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v .29, n. 6, p.843-849, 2005.

CARVALHO, P. C. F. et al. Característica produtiva e estrutural de pastos mistos de aveia e azevém manejados em quatro alturas sob lotação contínua. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 39, n. 9, p.1857-1865, 2010.

COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO – RS/SC – CQFS – RS/SC. Manual de adubação e de calagem para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 10. ed. Porto Alegre: SBCS-Núcleo Regional Sul, 2004. 400p.

CASSOL, P. C.; COSTA, A. C.; CIPRANDI, O.; PANDOLFO, C. M.; ERNANI, P. R. Disponibilidade de macronutrientes e rendimento de milho em Latossolo fertilizado com dejeto suíno. Revista Brasileira de Ciência Solo, v. 36, p. 1911-1923, 2003.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA-EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2.ed. Rio de Janeiro, 2013. 306p.

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA E EXTENSÃO RURAL DE SANTA CATARINA - CENTRO DE INFORMAÇÕES DE RECURSOS AMBIENTAIS E DE HIDROMETEOROLOGIA - EPAGRI/ CIRAM. Monitoramento dos fenômenos climáticos e seus impactos: climatologia de chuvas. Florianópolis, 2012. Disponível em: . Acesso em 16 agosto. de 2018.

ERNANI, P. R. Química do Solo e Disponibilidade de Nutrientes. Lages: Paulo Ernani, 2016. 2v.

OLIVEIRA.G. F.; ROTERS, D. F.; PRAZERES, M. S. Aplicação de diferentes formas de fertilizante orgânico no solo para o rendimento da cultura do Zea mays. Revista Agroecossistemas, v. 9, n. 1, p. 11 – 20, 2017.

PINTO, M. A. B.; FABBRIS, C.; BASSO, C.J.; SANTI, A.L.; GIROTTO, E. Aplicação de dejeto líquido de suínos e manejo do solo na sucessão aveia/milho. Revista Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 44, n. 2, p. 205-212, 2014.

PORT, O.; AITA, C.; GIACOMINI, S. J. Perda de nitrogênio por volatilização de amônia com o uso de dejetos de suínos em plantio direto. Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira. Brasília, v. 38, n. 7, p. 857-865, jul. 2003.

WOLSCHICK, N. H. Desempenho de plantas de cobertura e influência nos atributos do solo e na produtividade de culturas em sucessão. 93f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Agroveterinárias, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, Lages, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v11i2.7388

ISSN online 2318-0188