CAPTAÇÃO DE VALOR E CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO ACESSADOS PELA COOPERATIVA D’IRITUIA
Resumo
O objetivo deste estudo é identificar e analisar os mercados acessados pela cooperativa D’Irituia e como ocorre a captura valor aos produtos. Para tal, optou-se neste estudo por uma abordagem quali-quantitativa. A pesquisa assumiu um caráter analítico descritivo e foi realizada junto a 29 cooperados ativos pertencentes à Cooperativa D’Irituia por meio de análise documental, entrevista em profundidade e aplicação de questionário. Destacou-se a produção de produtos florestais não madeireiros, a produção polpas e frutas in natura, sendo esta última a matéria-prima utilizada para a produção de doces, geleias, licores, e polpas, a principal forma de agregação de valor que gera novidade produtivas. Os dados revelaram os principais canais acessados pela cooperativa, sendo os seis principais: prefeitura municipal de Irituia, empresa Natura, restaurante Aprazível, empresa ASA, Citropar e Restaurante Dom Giuseppe e Trattoria. Sendo assim, constatou-se que a cooperativa depende de canais longos para vender sua produção. Sugere-se a elaboração de um plano de marketing, direcionado principalmente ao fortalecimento dos canais locais. É imprescindível ir em busca de certificação orgânica, uma vez que o certificado de conformidade traz aos consumidores uma maior credibilidade no modo como os alimentos foram produzidos. A identidade regional favorece a captação de valor, porém, a cooperativa funciona apenas como um veículo de facilitação de comercialização, que não captura valor. É essencial que a cooperativa se capacite para lidar com novos padrões de concorrência e que a sua decisão seja baseada em aspectos estratégicos.
Palavras-chave
Agricultura familiar; Cooperativismo; Novidades produtivas
Texto completo:
PDFReferências
CARVALHO JÚNIOR, L.C.; HAUFFE, P. Motivações para a certificação na produção de alimentos orgânicos no estado de Santa Catarina. Revista Cadernos de Economia, Chapecó, v. 17, n. 32, p. 40 -51, jan. /jun. 2013.
CECHINEL, A.; FONTANA, S. A. P.; DELLA, K. G. P.; PEREIRA, A. S.; PRADO, S. S. do. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. UNESC, Criciúma, v. 5, nº1, janeiro/Junho, 2016.
FAULIN, E. J.; AZEVEDO, P. F. de. Distribuição de Hortaliças na Agricultura Familiar: uma análise das transações. Informações Econômicas, SP, v.33, n.11, nov. 2003.
FIGARI, A. K. P.; BIALOSKORSKI NETO, S. Agregação de valor e distribuição de riqueza aos agricultores rurais: o caso de uma cooperativa de cafeicultores. RGC, Santa Maria, v.2, n.4, Págs. 99-114, jul./dez. 2015.
GAZOLLA, M.; SCHNEIDER, S. Conhecimentos, Produção de novidades e transições sociotécnicas nas agroindústrias familiares. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 17, n. 2, p. 179-194, 2015.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GODOY, A. S. Introdução a pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, Mar./Abr. 1995.
KATO, O. R.; SHIMIZU, M. K.; BORGES, A. C. M. R. B.; AZEVEDO, C. M. B. C. de.; OLIVEIRA, J. S. R. de.; VASCONCELOS, S. S.; SÁ, T. D. de A. Desenvolvimento da produção de frutas em sistemas agroflorestais no estado do Pará. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, Bento Gonçalves, 2012.
MORÉ, C. L.O. O. A “entrevista em profundidade” ou “semiestruturada”, no contexto da saúde: Dilemas epistemológicos e desafios de sua construção e aplicação. Atas - Investigação Qualitativa nas Ciências Sociais, v. 3, CIAIQ, 2015.
OLIVEIRA, J.S.R. de. Uso do território, Experiências Inovadoras e Sustentabilidade: um estudo em unidades de produção familiares de agricultores na área de abrangência do programa PROAMBIENTE, Nordeste Paraense. 2006. 131f. Dissertação (Mestrado em agriculturas familiares e desenvolvimento sustentável), Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Agrárias, Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar, Belém, 2006.
ORSOLIN, J. Gestão da Comercialização na Agroindústria Rural Familiar. Revista de Administração, v. 5, n. 8, p. 15- 37. 2006.
SANTOS, A. M. dos; MITJA, D. Agricultura familiar e desenvolvimento local: os desafios para a sustentabilidade econômico-ecológica na comunidade de Palmares II, Parauapebas, PA. INTERAÇÕES, Campo Grande, v. 13, n. 1, p. 39-48, jan./jun. 2012.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4 ed. Florianópolis: UFSC, 2005.
VALENT, J.C.; TISSOT, S. T.; SCHMIDT, V.; VALENT, V. D. Qualidade de produtos orgânicos: a percepção dos agricultores de hortaliças de uma feira ecológica em Porto Alegre – RS. REGET - V. 18 n. 1 Set-Dez. 2014, p. 1072-1082.
VILCKAS, M.; NANTES, J. F. D. Agregação de valor: uma alternativa para a expansão do mercado de alimentos orgânicos. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 9, n. 1, p. 26-37, 2007.
WAGNER, S. A.; GIASSON, E.; MIGUEL, L. de A.; MACHADO, J. A. D. Gestão e planejamento de unidades de produção agrícola. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 128 p.1ª edição: 2010. Disponível em: . Acesso em 12/08/2018.
VIEIRA, L. F. Agricultura e agroindústria familiar. Revista de Política Agrícola. Nº 01, Jan-Fev-Mar, 1998.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v12i1.7949
ISSN online 2318-0188