Logo do cabeçalho da página Revista Agroecossistemas

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA AGROALIMENTAR NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: UM OLHAR ECONÔMICO-ECOLÓGICO

Erika Kirsten Dobe, Thiago Parente Chagas, Francisco Carlos Barboza Nogueira

Resumo

A implantação de um assentamento rural pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA representa a construção de um novo território para o agricultor e sua família, onde é possível implantar práticas sustentáveis de agricultura. A pesquisa foi desenvolvida para avaliar um agroecossistema composto por quatro assentados de um mesmo núcleo familiar, sendo que dois praticam agricultura e pecuária conforme a tradição da região, enquanto os outros dois seguem os conceitos agroecológicos da permacultura. Para avaliar o agroecossistema foi escolhido o método de Análise Econômico-Ecológica de Agroecossistemas desenvolvido pelas Articulação Nacional de Agroecologia e AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia. A criação de uma rede de suporte que levou a uma série de cursos e benefícios como projetos de plantio de frutíferas e capineira, alavancaram a produção do núcleo familiar do agroecossistema e proporcionaram maior autonomia às mulheres do assentamento. A entrada da linha de crédito Fomento Mulher através do INCRA foi uma das causas apontadas para essa mudança. Investimentos na irrigação da horta e na capineira através de empréstimos do AgroAmigo e do CrediAmigo foram decisivos para garantir a soberania alimentar do Núcleo de Gestão Social do Agroecossistema – NSGA. A implantação da mandala proporcionou o plantio de novas culturas de frutas, legumes e verduras, além da piscicultura. A diversificação de produtos trouxe um incremento na qualidade e segurança da alimentação do NSGA, abriu um leque maior de produtos comercializáveis, onde  se destacam como fonte de renda cada vez mais crescente a venda de Tilápia e das hortaliças.


Palavras-chave

Assentamento Rural; Agroecologia; Agricultura Familiar; Mandala; Agroecossistema


Texto completo:

PDF

Referências


ALTIERI, M.A. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4.ed. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

ALTIERI, M.A.; TOLEDO, V.M. The agroecological revolution in Latin America: rescuing nature, ensuring food sovereignty and empowering peasants. Journal of Peasant Studies, v. 38, n. 3, p. 587-612, 2011.

BERGAMASCO, S. M. P. P.; NORDER, L. C. A. O que são Assentamentos Rurais. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1996.

BRASIL. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. CAPACITAÇÃO EM GESTÃO E PLANEJAMENTO ASSENTAMENTO LAGOA DE DENTRO– ITAPIPOCA/CE. Fortaleza: 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Reforma Agrária. Disponível em: http://www.incra.gov.br/pt/reforma-agraria.html. Acesso em: 05 abr. 2020

CEARÁ a. Ematerce. Projeto De Produção Integrada Mandalla Módulos I e II. Fortaleza: Governo do Estado do Ceará, 2017. 70 p.

CEARÁ b. Secretaria do Planejamento e Gestão. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica. Perfil básico municipal: Itapipoca. Fortaleza, IPECE, 2017.

CONWAY, G.R. The properties of agroecosystems. Agricultural systems, v. 24, n. 2, p. 95-117, 1987.

COSTA, J. S.; BASTOS, G. M. F.; LIMA, B. C. C.; DA SILVA FILHO, J. C. L. Inovação social, prazer e sofrimento no trabalho: o caso do Projeto Mandalla no Ceará. Administração Pública e Gestão Social, 6(1), 11-18, 2014.

LIMA, R.V. de; GAMARRA-ROJAS, G. Camponeses e a mandalla no semiárido brasileiro: reflexões sobre sustentabilidade com base em um estudo de caso com abordagem agroecossistêmica. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 34, n. 2, p. 161-195, 2018.

FARIAS JR., J.X. de. SAIBA MAIS ... Compreendendo o Projeto Mandalla Ceará. Fortaleza: Governo do Estado do Ceará, 2019.

MALVEZZI, R. Semi-árido: uma visão holística. Brasília: Confea. 2007.

MESIANO, A., & DIAS, R. A Tecnologia Social como estratégia para o desenvolvimento sustentável: o caso da Mandalla. Artigo apresentado na VII Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias - ESOCITE, Rio de Janeiro, 2008.

PARMENTIER, S. Scaling-up agroecological approaches: What, why and how. Oxfam-Solidarity, Brussels, p. 472-80, 2014.

PETERSEN, P.; SILVEIRA, L.M.; FERNANDES, G.B.; ALMEIDA, S.G. Método de Análise Econômico-Ecológica de Agroecossistemas. Rio de Janeiro, AS-PTA, 2017. 246 p.

RODRIGUES, F. C. Educação e luta pela terra no Brasil: a formação política no movimento dos trabalhadores rurais sem terra. Educação & Sociedade, v.38, n.138, p. 27-44, 2017.

VAN HAUWEREINREN, S. Manual de Economía Ecológica. Programa de Economía Ecológica. Publicado pelo Instituto de Ecología Política. Santiago de Chile, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v12i2.8605

ISSN online 2318-0188