Percepções de professoras supervisoras de estágio sobre a relação entre escolas e universidade na formação inicial de professores(as) de Língua Portuguesa/Perceptions of internship supervisors about the relationship between schools and universities in the initial training of Portuguese Language teachers
Resumo
Neste artigo, apresenta-se um estudo cujo objetivo foi investigar as percepções de professoras supervisoras de estágio curricular supervisionado sobre a relação entre escolas e universidade no processo de formação docente inicial na área de Língua Portuguesa. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio da realização de uma entrevista semiestruturada e da aplicação de questionários via formulários Google, devido à pandemia da Covid-19. Entre os aportes teóricos, mobilizaram-se, entre outros, estudos de Calderano (2012), França (2011), Lüdke (2009), Azevêdo (2015), Pimenta e Lima (2017), além da legislação correlata (BRASIL, 2008, 2001). Os dados da pesquisa demonstraram como agentes das escolas percebem a relação entre essas instituições e a universidade, evidenciando a persistência de uma grande distância entre ambas e como ocupam status desiguais nessa relação.
This article presents a study that aims at investigating perceptions of cooperating teachers in the supervised teaching internship about the relation between schools and university in the process of pre-service teacher training in the area of Portuguese Language. The approach for this research is qualitative and it was developed by carrying out a semi-structured interview and applying a questionnaire using Google Forms – due to Covid-19 pandemic. Some scholars were used to build a theoretical basis, such as Calderano (2012), França (2011), Lüdke (2009), Azevêdo (2015), Pimenta & Lima (2017), along with Brazilian legislation on this issue (BRASIL 2008, 2001). Research data illustrate how those school agents notice the relation between school and university, evincing the persistence of a great distance between both institutions and how they occupy unequal statuses in this relation.
Palavras-chave
Formação docente inicial; Estágio Curricular Supervisionado; Língua Portuguesa.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/a%20palavrada.v0i22.16303
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