http://miguilim.ibict.br/workspace
Cabeçalho da página

A Revista A palavrada, da Faculdade de Letras da UFPA, campus universitário de Bragança (Brasil), é um periódico semestral, com avaliação de pares, editado em Bragança, Pará, pela Universidade Federal do Pará, desde 2012, dedicado à publicação de artigos e ensaios inéditos, resenhas, contos, crônicas e traduções da área de Estudos Linguísticos e Literários. Objetiva fomentar a produção acadêmica do Brasil e do exterior, promovendo a publicização de estudos e pesquisas, que ampliem as discussões sobre Linguagens e Ensino.


Imagem para capa da revista

Chamada A palavrada

Número 26: Ensino de Língua Inglesa e formação de professores: teorias, práticas e reflexões


Editores: Rafael de Souza Timmermann (UFPA); Johnes Ruan Santa Brigida da Silva (UFPA/SEMED); Emmanuelle Pereira da Costa (UFMG) 

Data limite para recebimento de trabalhos: 30 de setembro de 2024

Publicação: dezembro de 2024


Ementa: A revista A palavrada, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança, receberá, para este dossiê, textos acadêmicos que articulem teorias de diferentes vertentes linguísticas, críticas e decoloniais de ensino de línguas, bem como práticas de ensino de Língua Inglesa em contextos em que esta língua não é a materna, apresentando propostas didáticas, materiais de ensino (didáticos e autênticos), análises e reflexões sobre a formação e a carreira docente. Esta edição tem como objetivo explorar e contribuir para o cenário em evolução do ensino de línguas, enfatizando perspectivas críticas e abordagens inovadoras. Nesse sentido, convidamos submissões que abordem, mas não se limitem, aos seguintes temas: a) Ensino de Língua Inglesa em contextos diversos: estratégias e práticas significativas de ensino em diferentes ambientes linguísticos e culturais; b) Formação e desenvolvimento profissional de professores: abordagens inovadoras, práticas e desafios na educação de professores de línguas para as complexidades das salas de aula diversas; c) Perspectivas decoloniais: avaliação crítica de abordagens tradicionais para o ensino e aprendizado de línguas a partir de pontos de vista decoloniais; d) Inglês como Língua Franca: implicações do inglês como instrumento global de interação e o papel que desempenha na comunicação e compreensão intercultural. Os autores interessados devem enviar artigos de pesquisa originais, revisões ou comentários críticos relacionados aos temas mencionados acima. Os manuscritos devem seguir as diretrizes da revista, disponíveis em nosso site.

Normas para submissões:  Submissões (ufpa.br)



Call for papers A Palavrada

Number 26: English Language Teaching and teacher education: theories, practices and reflections

Editors: Rafael de Souza Timmermann (UFPA); Johnes Ruan Santa Brigida da Silva (UFPA/SEMED); Emmanuelle Pereira da Costa (UFMG)

Deadline for papers submission: september 30, 2024

Publication Date: December, 2024

Summary: The Journal A Palavrada, from the Faculty of Letters of the Federal University of Pará, Bragança campus, will receive academic texts that articulate theories from different linguistic, critical and decolonial aspects of language teaching, as well as English teaching practices in contexts in which this language is not the mother tongue. Texts could present didactic proposals, teaching materials (didactic and authentic), analyzes and reflections on teachers’ practices, training and career. This edition aims to explore and contribute to the evolving landscape of language teaching, emphasizing critical perspectives and innovative approaches. In this sense, we invite submissions that address, but are not limited to, the following topics: a) Teaching English in different contexts: significant teaching strategies and practices in different linguistic and cultural environments; b) Teacher training and professional development: innovative approaches, practices and challenges in language teacher education for the complexities of diverse classrooms; c) Decolonial perspectives: critical evaluation of traditional approaches to teaching and learning languages from decolonial points of view; d) English as a Lingua Franca: implications of English as a global instrument of interaction and the role it plays in intercultural communication and understanding. Interested authors should submit original research articles, reviews or critical comments related to the topics mentioned above. Manuscripts must follow the journal's guidelines, available on our website.