Revista A Palavrada

Literatura Amazônica: estratégias educativas para a formação de leitores/AMAZON LITERATURE: educational strategies for the formation of readers

Vânia Alvarez, Joel Cardoso

Resumo

Este artigo reflete sobre a importância do uso da Literatura Amazônica ou de Expressão Amazônica como estratégia essencial para a formação de leitores. Aponta questões metodológicas sobre o ensino da literatura, a leitura literária, a defesa da cultura amazônica, as experiências didáticas vitoriosas, o papel do educador na divulgação destas obras, o desconhecimento do nativo; a falta de acesso às publicações locais; a adoção de currículos regionalizados e contextualizados à vivência literária de alunos e de professores; a ampliação das habilidades de letramento e de domínio do vocabulário do dialeto nortista. A Literatura da Amazônia possibilita o acesso aos bens culturais regionais e aos debates interpretativos sobre identidade, além de uma vastidão de possibilidades que o texto literário oferece.



This article reflects on the importance of using Amazonian Literature or Amazonian Expression as an essential strategy for educating readers. It points out methodological questions about the teaching of literature, literary reading, the defense of the Amazonian culture, the victorious didactic experiences, the role of the educator in the dissemination of these works, the lack of knowledge of the native; lack of access to local publications; the adoption of regionalized and contextualized curricula to the literary experience of students and teachers; the expansion of literacy skills and mastery of vocabulary in the northern dialect. Amazonian Literature provides access to regional cultural assets and interpretive debates about identity, in addition to the vastness of possibilities that literary texts offer.


Palavras-chave

Literatura Amazônica; Projetos de Ensino; Cultura Regional; Tradição Local; Letramento Literário.


Texto completo:

PDF

Referências


COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

FARIAS, C. S. G. Literatura Amazônica em sala de aula. XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Cadernos do CNFL, v. XXI, n. 3. Rio de Janeiro: CiFEFil, 2017.

FARES, J.A. “O não lugar das vozes literárias da Amazônia na escola”. in: Revista Cocar. Belém, vol. 7, n.13, p. 82-90/ jan-jul 2013.

LANDOWSKI, E. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. São Paulo: Galaxia Online, n. 27, p. 10-20, jun. 2014.

MEDEIROS, M.L. Antologia de Contos. Belém: Editora Amazônia, 2009.

NEVES, C.R.; ALMEIDA, A.C. A escrita literária pós-colonial como uma perspectiva de descolonização cultural. Revista de Letras Dom Alberto, v.1, n.3, p. 62-72, jan./jul, 2013.

POZENATO, J. C. O regional e o universal na literatura gaúcha. Porto Alegre: Movimento, Instituto Universal do Livro, 1974.

ROUXEL, A. “Aspectos metodológicos do ensino da literatura”. In: ___. Leitura de literatura da escola. São Paulo: Parábola, 2013.

VASCONCELOS, M. S. A. Escritores da Amazônia nas escolas públicas de Breves: questionamentos e reflexões. Revista Eletrônica Falas Breves, v.4, UFPA, Campus do Marajó, Breves: maio/2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/a%20palavrada.v0i22.16308

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536 

E-mail: apalavrada@ufpa.br 

Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil

Instagram: @apalvrada.ufpa 

Licenciado sob CC BY-NC-SA 4