Revista A Palavrada

Literatura Amazônica: estratégias educativas para a formação de leitores/AMAZON LITERATURE: educational strategies for the formation of readers

Vânia Alvarez, Joel Cardoso

Resumo

Este artigo reflete sobre a importância do uso da Literatura Amazônica ou da Expressão Amazônica como estratégia essencial para a formação de leitores. Aponta questões metodológicas sobre o ensino da literatura, a leitura literária, a defesa da cultura amazônica, as experiências didáticas vitoriosas, o papel do educador na divulgação destas obras, o desconhecimento do nativo; a falta de acesso às publicações locais; a adoção de currículos regionalizados e contextualizados à vivência literária de alunos e de professores; a ampliação das habilidades de letramento e de domínio do vocabulário do dialeto nortista. A Literatura da Amazônia possibilita o acesso aos bens culturais, identidade regional e aos debates interpretativos sobre, além de uma vastidão de possibilidades que o texto literário oferece.



Este artigo reflete sobre a importância da utilização da Literatura Amazônica ou da Expressão Amazônica como estratégia essencial para a formação de leitores. Aponta questões metodológicas sobre o ensino da literatura, a leitura literária, a defesa da cultura amazônica, as experiências didáticas vitoriosas, o papel do educador na disseminação dessas obras, o desconhecimento da cultura nativa, a falta de acesso a publicações locais, a adoção de currículos regionalizados e contextualizados para a experiência literária de alunos e professores, a ampliação das habilidades de leitura e escrita e o domínio do vocabulário no dialeto setentrional. A Literatura Amazônica proporciona acesso a bens culturais regionais e debates interpretativos sobre identidade, além da vasta gama de possibilidades que os textos literários oferecem.


Palavras-chave

Literatura Amazônica; Projetos de Ensino; Cultura Regional; Tradição Local; Letramento Literário.


Texto completo:

PDF

Referências


COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

FARIAS, C. S. G. Literatura Amazônica em sala de aula. XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Cadernos do CNFL, v. XXI, n. 3. Rio de Janeiro: CiFEFil, 2017.

FARES, J.A. “O não lugar das vozes literárias da Amazônia na escola”. in: Revista Cocar. Belém, vol. 7, n.13, p. 82-90/ jan-jul 2013.

LANDOWSKI, E. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. São Paulo: Galaxia Online, n. 27, p. 10-20, jun. 2014.

MEDEIROS, M.L. Antologia de Contos. Belém: Editora Amazônia, 2009.

NEVES, C.R.; ALMEIDA, A.C. A escrita literária pós-colonial como uma perspectiva de descolonização cultural. Revista de Letras Dom Alberto, v.1, n.3, p. 62-72, jan./jul, 2013.

POZENATO, J. C. O regional e o universal na literatura gaúcha. Porto Alegre: Movimento, Instituto Universal do Livro, 1974.

ROUXEL, A. “Aspectos metodológicos do ensino da literatura”. In: ___. Leitura de literatura da escola. São Paulo: Parábola, 2013.

VASCONCELOS, M. S. A. Escritores da Amazônia nas escolas públicas de Breves: questionamentos e reflexões. Revista Eletrônica Falas Breves, v.4, UFPA, Campus do Marajó, Breves: maio/2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apalavrada.v0i22.16308

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536 

E-mail: apalavrada@ufpa.br 

Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil

Instagram: @apalvrada.ufpa 

Licenciado sob CC BY-NC-SA 4