Revista A Palavrada

Literatura Amazônica: estratégias educativas para a formação de leitores

Vânia Alvarez, Joel Cardoso

Resumo

Este artigo reflete sobre a importância do uso da Literatura Amazônica ou de Expressão Amazônica como estratégia essencial para a formação de leitores. Aponta questões metodológicas sobre o ensino da literatura, a leitura literária, a defesa da cultura amazônica, as experiências didáticas vitoriosas, o papel do educador na divulgação destas obras, o desconhecimento do nativo; a falta de acesso às publicações locais; a adoção de currículos regionalizados e contextualizados à vivência literária de alunos e de professores; a ampliação das habilidades de letramento e de domínio do vocabulário do dialeto nortista. A Literatura da Amazônia possibilita o acesso aos bens culturais regionais e aos debates interpretativos sobre identidade, além de uma vastidão de possibilidades que o texto literário oferece.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Todos os direitos reservados à Revista A Palavrada, Faculdade de Letras (UFPA-Bragança)

ISSN: 2358-0526