Revista A Palavrada

Linguagem e Língua: uma construção interacionista por meio do gênero discursivo Histórias em Quadrinhos/Language and Tongue: an interactionist construction through the discursive genre of Comics

Elen de Cássia Freitas Brito, Rízia dos Reis de Moraes Almeida, Adriane Beatriz Lima de Souza

Resumo

A construção da linguagem é parte integrante e indispensável na compreensão da língua. Logo, este estudo será analisado a partir do eixo da leitura, uma vez que o desenvolvimento de suas teorias está alicerçado no aditamento da própria linguística, como a ciência que estuda a linguagem humana articulada, em suas manifestações de oralidade e escrita. Nesse sentido, busca-se analisar as práticas de leitura no gênero discursivo, por meio das histórias em quadrinhos de “A turma do Açaí”, em suas formas de produção e interação, tendo em vista, que se trata de um texto que traz certa aproximação com o objeto de estudo e desperta o interesse dos estudantes, podendo atuar no desenvolvimento das habilidades leitoras. Para a efetivação dessa propositiva, adotaremos a aplicabilidade de um plano de aula voltado para educandos do 6o ano do Ensino Fundamental, como instrumento de interação em vivencias e práticas de leitura, para que percebam que o foco da atividade interativa emerge da dinâmica com o texto. A pesquisa será de cunho qualitativo, tendo como objetivo de análise a leitura, baseada na concepção interacionista, partindo da interação autor-texto-leitor (Menegassi, 2010). Enfatizamos que este artigo resulta de uma adaptação do Projeto Pedagógico de Leitura e Escrita da autora Lopis-Rossi (2008), com as contribuições de Solé (1996) e Menegassi (2010) que classificam as perguntas em três categorias: de resposta textual, inferencial e interpretativa. Como resultado, tivemos a devolutiva das perguntas de cunho textual, inferencial e interpretativa, desenvolvidas com os estudantes, acerca da compreensão do conteúdo temático das narrativas trabalhadas.

 

The construction of language is an integral and indispensable part of understanding language. Therefore, this study will be analyzed from the reading axis, since the development of its theories is based on the addition of linguistics itself, as the science that studies articulated human language, in its oral and written manifestations. In this sense, we seek to analyze reading practices in the discursive genre, through the comic books of “A gang do Açaí”, in their forms of production and interaction, bearing in mind that it is a text that brings a certain approach to the object of study and arouses the interest of students, and can act on the development of reading skills. To implement this proposal, we will adopt the applicability of a lesson plan aimed at students in the 6th year of Elementary School, as an instrument of interaction in reading experiences and practices, so that they realize that the focus of the interactive activity emerges from the dynamics with the text. The research will be of a qualitative nature, with the objective of analyzing reading, based on the interactionist conception, starting from the author-text-reader interaction (MENEGASSI, 2010). We emphasize that this article results from an adaptation of the Pedagogical Reading and Writing Project by author Lopis-Rossi (2008), with contributions from Solé (1996) and Menegassi (2010) who classify questions into three categories: textual, inferential response and interpretative. As a result, we had feedback on textual, inferential and interpretative questions, developed with students, regarding understanding the thematic content of the narratives worked on.


Palavras-chave

Linguagem; Leitura; A turma do Açaí.


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10480855

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