Mentoring as a resource for remote teaching during the pandemic times: A case study at the Federal University of South and Southeast of Pará/Monitoria como recurso para o ensino remoto durante os tempos da pandemia: um estudo de caso na Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará.
Resumo
Due to the new coronavirus pandemic and the need to keep social distance, the teaching and the mentoring processes had to switch to the remote teaching in an emergency format, demanding new configurations from the part of the scholars and professors. The current article aims to discuss how the mentoring process happened in this context. The proposed study analyzed the resources used in mentoring during the remote teaching context offered to English undergraduate students at UNIFESSPA. Based on a case study, qualitative research was carried out following a communicative approach perspective. The results showed that although there were positive points and aspects to be improved, mentoring was an indispensable tool for students during the pandemic period.
Devido à pandemia do novo coronavírus e à necessidade de manter o distanciamento social, o ensino e a monitoria tiveram que mudar para o ensino remoto em formato emergencial, exigindo novas configurações por parte dos bolsistas e professores. O presente artigo tem como objetivo discutir como aconteceu o processo de monitoria nesse contexto. O estudo proposto analisou os recursos utilizados na monitoria durante o contexto de ensino remoto oferecido aos estudantes de graduação em Letra-inglês da UNIFESSPA. Com base em um estudo de caso, realizou-se uma investigação qualitativa seguindo uma perspectiva de abordagem comunicativa. Os resultados mostraram que apesar de haver pontos positivos e aspectos a serem melhorados, a monitoria foi uma ferramenta indispensável para os estudantes durante o período de pandêmico.
Palavras-chave
Mentoring; Remote teaching; Pandemic times.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1998.
BATISTA, J. B., & FRISON, L. M. B. F. Monitoria e aprendizagem colaborativa e autorregulada. In D. Voos, & J. B. Batista (Orgs.), Sphaera: sobre o ensino de matemática e de ciências (p. 232-247). Porto Alegre: Premier. 2009.
BRASIL. PORTARIA Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020. Substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírusCovid-19. Retrieved 5 September 2022, Available in: Accessed on: 20 jan. 2022.
BROCH, S. C.; JACOBI, L. F. Monitorias: espaços de aprendizagens no ensino superior. Revista Práticas de Administração Pública, v. 5, n. 1, p. 52-74, jan./abr. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2526629264227. Available in Accessed on: 20 jan. 2022.
BROWN, H. D. Principles of Language Learning and Teaching (5th Ed.). New York: Longman. 2007.
BRITISH COUNCIL BRASIL. O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira Elaborado com exclusividade para o British Council pelo Instituto de Pesquisas Plano CDE. ed. São Paulo, SP: 2015. in: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/estudo_oensinodoinglesnaeducacaopub licabrasileira.pdf. Accessed on: 30 jun. 2022.
CANALE, M., & SWAIN,M. Theoretical Bases of Communicative Approaches to Second Language Teaching and Testing. Applied Linguistics, 1, p.1-47, 1980.
CASTIONI, R. et al.. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, p. 399–419, abr. 2021.
CHOMSKY,N.Aspects of the Theory of Syntax. Cambridge, Mass.: M.I.T. Press, 1965.
FERENTZ, Larissa et al. “Comportamento em tempos de Coronavírus no Brasil: utilização de hashtags no início do isolamento social”. Comunicação em Ciências da Saúde, vol. 31, n. 1, 2020.
FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, v. 27, n. Pro-Posições, 2016 27(1), p. 133–153, jan. 2016.
GARDNER, R. C. The Attitude/Motivation Test Battery: Technical Report. 1985. Available in: Accessed on: 30 jun. 2022.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAERevista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35,n. 2, p. 57-63, 1995.
GÓIS, Amanda Regina da Silva; ARAÚJO, Iasmin Daniele de. Ensino remoto de metodologia científica: Relato de experiência da monitoria durante a pandemia do coronavírus. Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde, Petrolina, v. 6, fev/jul. 2021. DOI: 10.5935/2446 5682.20210056. Available in: Accessed on: 30 jun. 2022.
HYMES, D. H. Two types of linguistic relativity. In W. Bright (Ed.), Sociolinguistics (pp. 114-158). The Hague: Mouton, 1966.
JABEEN, Shazi Shah. Implementation of Communicative Approach. English Language Teaching, Canadian Center of Science and Education. 2014, v. 7, n. 8, ed. 8, p. 68-74, 20 maio 2014. DOI ISSN-1916-4742. Available in: . Accessed on: 28 may. 2022.
KRASHEN. Language Acquisition and Language Education. Prentice Hall International, 1989.
LANA, Raquel Martins et al. “Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 36, Cad. Saúde Pública, 2020. Available in: Accessed on: 28 may. 2022.
LITTLEWOOD, W. T. Communicative language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.
MCCARTHY, Michael; MCCARTEN, Jeanne; SANDIFORD, Helen. Touchstone. New York: Cambrigde University Press, 2nd Ed. 2014. MELO, Bernardo Dolabella et al. (org). Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19: recomendações para gestores. Rio de Janeiro: Fiocruz, Cartilha. p.1, 2020.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 8ª ed., Rio de Janeiro: Hucitec.– ABRASCO, 2004.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NASCIMENTO, J. M. T. de S.; SILVA, V. L. R. da .; LIMA, C. D.; SILVA, K. C. da; MOTA, M. da C.; PIRES, C. J.; LIMA, J. R. O.; SOUSA, J. K. C.; PASSOS, I. N. G.; BASTOS, R. S. Ensino durante a pandemia: A utilização da plataforma Google meet nas aulas de Ciências Naturais em uma escola do Município de Parnaíba-PI. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 14, 2022. Available . Accessed on: 14 jan. 2022.
SOARES, L. A. Análise crítica e multimodal de imagens usadas em livros didáticos de língua inglesa. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, [S. l.], v. 16, n. 2, 2017. Available in: . Accessed on: 28 mar. 2022.
SOUSA, S. D. M. R., da Costa, G. O. P., de Sousa, R. P., dos Santos, M. N., de Oliveira, N. G. S., Toussaint, L. S. M., & de Sousa Moreiras, F. Estratégias tecnológicas utilizadas no ensino durante a pandemia. Research, Society and Development. v. 11, n. 1, e20911124762, 2022. Available in: < http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24762> Accessed on: 28 mar. 2022.
SOUZA, Maria Verúcia. A arquitetura de um material didático: Avaliando um dos pilares de um curso de português como língua estrangeira. Brasília, 2003.
UNIFESSPA. Ensino remoto: Consepe aprova Período Letivo Emergencial na UNIFESSPA. 2021. Available in: < https://www.unifesspa.edu.br/noticias/4731-ensino-remotoconsepe-aprova-período-letivo-e mergencial-na-unifesspa>. Accessed on: 14 jun. 2022.
UNIFESSPA. PROEG/DPROJ- Programa de Monitoria Geral 2021- Edital nº 20/2020. Available in: . Accessed on: 14 jun. 2022.
WHO- WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-19) advice for public. 2020. Available in:< https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public>. Accessed on: 20 jan. 2022.
YIN, R. (2019) Case Study Research: Design and Methods, fourth edition, Thousand Oaks, CA: Sage Publications. p.1-39.
DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10480898
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536
E-mail: apalavrada@ufpa.br
Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil
Instagram: @apalvrada.ufpa
Licenciado sob CC BY-NC-SA 4