Religiosidade e conflito: o anti-herói de A madona de cedro/Religiosity and conflict: the anti-hero of A madona de cedro
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a religiosidade no personagem Delfino Montiel, do romance A madona de Cedro (1957), do escritor Antônio Callado, sendo compreendido como um anti-herói pela concepção de Gancho (2002). Entende-se que a religiosidade na personagem está em confluência com seus constantes conflitos advindos da culpa e do remorso que sente em relação ao roubo da madona de cedro, por isso, Delfino vive uma religiosidade conflituosa. Assim sendo, partindo dos teóricos sobre religiosidade como Funari (2009), Klering (2002) e Pe. Hastenteufel (2002), bem como da religião específica na obra, o catolicismo, com Catecismo da Igreja Católica (2000), busca-se compreender de que maneira a religiosidade de Delfino se dá e de que forma afeta ou influência em sua vida.
Este artigo tem como objetivo analisar a religiosidade do protagonista Delfino Montiel, do romance A Madona de Cedro (1957), de Antônio Callado, entendido como um anti-herói segundo a concepção de Hook (2002). Entende-se que a religiosidade do personagem se encontra em confluência com seus constantes conflitos decorrentes da culpa e do remorso que sente em relação ao roubo da madona de cedro, de modo que Delfino vive uma religiosidade conflituosa. Assim, com base em teóricos da religiosidade como Funari (2009), Klering (2002) e Fr. Hastenteufel (2002), bem como na religião específica da obra, o Catolicismo, com o Catecismo da Igreja Católica (2000), busca-se compreender como a religiosidade de Delfino se manifesta e como ela afeta ou influencia sua vida.
Palavras-chave
Delfino Montiel; Religiosidade; Conflito.
Texto completo:
PDFReferências
BRAIT, Beth. A personagem. 3. ed. São Paulo: Ática, 1985.
CALLADO, Antônio. A madona de cedro. Rio de Janeiro: Record, 1957.
CANDIDO, Antonio [et al.]. A personagem de ficção. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução / tradução Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda, 1999.
FUNARI, Pedro Paulo (Org). As religiões que o mundo esqueceu: como os egípcios, gregos, celtas, astecas e outros povos cultuavam seus deuses. São Paulo: Contexto, 2009.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2002.
GOMES, Geam Karlo. A madona de cedro configurada na mídia televisiva. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enlije/2012/465ba45d344293f4d5dcb391f760e972_421_165_.pdf. Acesso em: 07 fev. 2023.
HASTENTEUFEL, Zeno. O sentido da religião na vida da pessoa. In: GUELLER, Erinida G (Org). Cultura religiosa: o sentimento religioso e sua expressão. 6. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS: Mundo Jovem, 2002. p. 33-38.
KLERING, José Romaldo. Religião e religiosidade. In: GUELLER, Erinida G (Org). Cultura religiosa: o sentimento religioso e sua expressão. 6. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS: Mundo Jovem, 2002. p. 29-32.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. 8. ed. São Paulo: Ática, 1997.
NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. 2. ed. São Paulo: Ática, 1995.
SILVA, Daniela de Oliveira; CHAVES, Sérgio Wellington Freire. A religiosidade no romance A madona de cedro, de Antônio Callado. In: PINTO, Francisca Lailsa Ribeiro; LIMA, Maria Graciele de. Aproximações e percursos literários. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 35-50.
VATICANA, Edição Típica. Catecismo da Igreja Católica / tradução Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apalavrada.v0i21.16925
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536
E-mail: apalavrada@ufpa.br
Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil
Instagram: @apalvrada.ufpa
Licenciado sob CC BY-NC-SA 4
_(500_x_400_px)_(400_x_400_px)_(300_x_300_px)_(2).png)
