Produção científica e orientação na Licenciatura em Teatro/SCIENTIFIC PRODUCTION AND GUIDANCE IN THE GRADUATION IN THEATER
Resumo
A escrita na universidade apresenta uma carga ideológica e significativamente no processo de formação dos assuntos, de modo que tenha como argumentação a clareza das ideias, conforme especificado da escrita, as referências que orientam e fundamentam as reflexões. Nesse sentido, os objetivos deste trabalho são: discordar sobre algumas notas de relevância na produção acadêmica; apresentar o contexto de elaboração e as políticas do curso de Licenciatura em Teatro, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão; refletir sobre a relação orientador-orientando na produção de trabalhos na academia e, por fim, analisar as convicções dos sujeitos responsivos no trabalho de orientação. Assim, analisando os discursos dos sujeitos, pretendemos compreender a importância de que a escrita na universidade propicia a construção da identidade de escritores tanto na academia, quanto além dela.
A escrita acadêmica carrega um peso ideológico significativo no processo de formação dos sujeitos, de modo que estes têm como argumentos a clareza de ideias, os propósitos da escrita e as referências que guiam e fundamentam as reflexões. Nesse sentido, os objetivos deste trabalho são: discutir alguns pontos relevantes da produção acadêmica; apresentar o contexto de elaboração e as políticas do curso de Bacharelado em Teatro oferecido pela Universidade Federal do Maranhão; refletir sobre a relação orientador-aluno na produção de trabalhos acadêmicos e, por fim, analisar as convicções dos sujeitos respondentes no trabalho de orientação. Assim, por meio da análise dos discursos dos sujeitos, busca-se compreender a importância que a escrita acadêmica fornece na construção da identidade dos escritores, tanto no meio acadêmico quanto fora dele.
Palavras-chave
Escrita; Orientação; Licenciatura em Teatro; Universidade Federal do Maranhão.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Maria Elizabeth de Bianconcini. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, Marco. Educação Online. São Paulo: Loyola, 2003.
CAETANO, Getúlio Rosário; FARIA, Ângela Maria dos Santos; LEITE, Luzirene do Rego. Tecnologias Contemporâneas na Escola 1. (Módulo 10). Brasília: Athalaia Gráfica e Editora, 2009.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
GUIMARÃES, Leda Maria de Barros et al. Manual do Estudante de Teatro. Brasília: Gráfica Brasil Editora & Marketing Ltda, 2008.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2015.
MENDONÇA, Mercês Pietsch Cunha et al. Orientação de monografias na educação a distância. In: Aprendizagem em processos virtuais e presenciais. 3º Seminário Educação em Rede. Realização Universidade Federal de Goiás e Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Goiânia – GO, 2010. Disponível em: Acesso em: 20 mar. 2014.
MELLO, Mônica de Oliveira. Aspectos norteadores na orientação de monografia distância: relato de experiência do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC. In: Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, vol. 03, n. 01, p.36-46, 2012. Disponível em: . Acesso em 20 ago. 2013.
PALLOF, Rena; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudante online. Tradução Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. (Orgs.). A bússula do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2ª ed. Florianópolis. Editora da UFSC: São Paulo: Cortez, 2006.
SOUSA, Ivan Vale de. Língua Portuguesa em cena: ensino, sujeito e contexto. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2018.
SOUSA, Ivan Vale de. Ler e produzir textos: metodologias e orientações no ensino. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019.
SOUSA, Ivan Vale de. Alunos no espelho: coesão e coerência textuais. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2021.
VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Orientação acadêmica: uma relação de solidão ou solidariedade. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 30, 2007, Caxambu. Disponível em:. Acesso em 20 ago. 2013.
VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá. A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu. In: Linhas Críticas. Brasília, v. 14, n. 26. p 93-109, jan./ jul. 2008. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2021.
VOLPATO, Gilson Luiz. Como escrever um artigo científico. In: Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, vol. 4, p. 97 115, 2007. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2021.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apalavrada.v0i21.16929
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536
E-mail: apalavrada@ufpa.br
Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil
Instagram: @apalvrada.ufpa
Licenciado sob CC BY-NC-SA 4
_(500_x_400_px)_(400_x_400_px)_(300_x_300_px)_(2).png)
