Dialogismo e valoração nas aulas de Língua inglesa: um certo olhar para o livro didático de inglês/Dialogism and valuation in english language classes: A certain look at the english textbook
Resumo
Fundamentado em teorias propostas pelo Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003[1979]; Volóchinov, 2018[1929] e 2019[1926]), este trabalho propõe-se a discutir os aspectos dialógicos e valoresativos mobilizados no livro didático English and more! (Weigel; Reschke, 2020), utilizado em aulas de Língua Inglesa no ensino médio técnico integrado do Instituto Federal do Pará (IFPA/Campus Abaetetuba). Portanto, objetivamente elucidar como tais aspectos são desenvolvidos no supracitado livro didático e como incidente sobre a compreensão dos discentes. Para tanto, adotamos-se como procedimentos metodológicos a análise qualitativa de enunciados que compõem as atividades de leitura propostas no 1º capítulo da unidade inaugural do material do curso selecionado. Quanto aos resultados, este estudo revela a pertinência do olhar investigativo à adoção ao livro didático de língua estrangeira, tendo em vista o favorecimento dos aspectos dialógicos, valorativos e reflexivos, indispensáveis para a formação de discentes críticos, independentes e motivados.
Com base nas teorias propostas pelo Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003[1979]; Volosinov, 2018[1929] e 2019[1926]), exploram elesam a relação entre linguagem e sociedade, enfatizando a linguagem como um aspecto social e que o significado é sempre construído em contextos interacionais. Um dos conceitos centrais é o dialogismo, toda forma de comunicação é um diálogo, mesmo que não seja imediatamente aparente. No contexto do dialogismo, a valorização é vista como um elemento que emerge das interações sociais e é influenciado por fatores históricos e culturais. Assim, a maneira como uma palavra é valorizada pode mudar dependendo do contexto e das vozes no diálogo. Essa perspectiva destaca a ideia de que a linguagem não é neutra; ela está imbuída de ideologias e relações de poder. Assim, este trabalho se propõe a discutir os aspectos dialógicos e avaliativos mobilizados no livro didático Inglês e mais! (Weigel; Reschke, 2020), utilizado nas aulas de língua inglesa no ensino médio técnico integrado do Instituto Federal do Pará (IFPA/Campus Abaetetuba). Portanto, objetivamente elucidar como tais aspectos são desenvolvidos no livro didático supracitado e como impactam na compreensão dos alunos. Para tanto, adotamos como procedimentos metodológicos a análise qualitativa de enunciados que compõem as atividades de leitura propostas no 1º capítulo da unidade inaugural do material didático selecionado. Quanto aos resultados, este estudo revela a relevância do olhar investigativo na adição do livro didático de língua estrangeira, tendo em vista o favorecimento de aspectos dialógicos, avaliativos e reflexivos, indispensáveis à formação de alunos críticos, independentes e motivados.
Palavras-chave
Dialogismo; Valoração; Enunciado; Ensino de inglês; Livro didático.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apalavrada.v0i26.17018
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