Revista A Palavrada

Reflexões sobre a Variação Linguística Ebonics/Black English nas aulas de Língua Inglesa no Contexto Educacional Brasileiro/Reflections on linguistic variation Ebonics/Black English in English language classes in the brazilian educational context

Ana Cláudia Hebling Meira, Larissa Souza Nascimento

Resumo

A partir de uma pesquisa bibliográfica, o artigo objetiva discute a pertinência em diversidade linguística Ebonics/Black English nas aulas de Língua Inglesa no intuito de desmistificar o uso da Norma Padrão da Língua e refutar o domínio das vertentes Anglo-Saxônica e Eurocêntrica do idioma. As perspectivas teóricas da Sociolinguística juntamente com as diretrizes da BNCC e dos PCN de Língua Inglesa pleiteam uma pedagogia linguística significativa no âmbito da LE 3 . Logo, tem-se um processo de ensino e aprendizagem que resulta em discentes críticos frente aos contextos históricos e sociais dos assuntos subjugados em debate. Ao fim das discussões, observe-se como oportuno o ensino do Inglês no Brasil, tratando-o sob uma ótica que não se limita na aquisição do idioma em si, mas que estimule a reflexão das singularidades dos sujeitos em seus aspectos sócio-histórico-culturais.

 

Com base em pesquisa bibliográfica, o artigo tem como objetivo discutir a relevância de abordar a variação linguística Ebonics/Black English nas aulas de inglês para desmistificar o uso da língua da Standard Norm e refutar a dominância dos aspectos anglo-saxônico e eurocêntrico da língua. A Sociolinguística teórica, juntamente com as diretrizes da (Brasil) e da (PCN) Língua Inglesa, convocam para uma pedagogia linguística e significativa no âmbito de um MFL 22. Portanto, há um processo de ensino e aprendizagem que resulta em alunos críticos em relação aos contextos históricos e sociais dos sujeitos subjugados em debate. Ao final das discussões, o ensino de inglês no Brasil é visto como oportuno, tratando-o sob uma perspectiva que não se limita à aquisição da língua em si, mas que estimula a reflexão sobre as singularidades dos sujeitos em seus aspectos sócio-histórico-culturais.

 


Palavras-chave

Educação; Língua Inglesa; Ebonics / Black English


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apalavrada.v0i26.17040

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