Revista A Palavrada

Reflexões sobre a Variação Linguística Ebonics/Black English nas aulas de Língua Inglesa no Contexto Educacional Brasileiro/Reflections on linguistic variation Ebonics/Black English in English language classes in the brazilian educational context

Ana Cláudia Hebling Meira, Larissa Souza Nascimento

Resumo

A partir de uma pesquisa bibliográfica, o artigo objetiva discutir a pertinência em abordar a variação linguística Ebonics/Black English nas aulas de Língua Inglesa no intuito de desmistificar o uso da Norma Padrão da Língua e refutar o domínio das vertentes Anglo-Saxônica e Eurocêntrica do idioma. As perspectivas teóricas da Sociolinguística juntamente com as diretrizes da BNCC e dos PCN de Língua Inglesa pleiteam uma pedagogia linguística significativa no âmbito da LE3. Logo, tem-se um processo de ensino e aprendizagem que resulta em discentes críticos frente aos contextos histórico e social dos sujeitos subjugados em debate. Ao fim das discussões, observa-se como oportuno o ensino do Inglês no Brasil, tratando-o sob uma ótica que não se limita na aquisição do idioma em si, mas que estimule a reflexão das singularidades dos sujeitos em seus aspectos sócio-histórico-cultural.

 

Based on bibliographical research, the article aims to discuss the relevance of adressing the Ebonics/Black English linguistic variation in English classes in order to demystify the use of Standard Norm’s language and refute the dominance of the Anglo-Saxon and Eurocentric aspects of the language. The theoretical Sociolinguisticstogether with the guidelines of the (Brasil) and the (PCN) English Language’s call for a linguistic and meaningful pedagogy within the scope of a MFL 22. Therefore, there is a teaching and learning process that results critical students regarding the historical and social contexts of the subjects subjugated in  debate. At the end of the discussions, the teaching of English in Brazil is seen as opportune, treating it from a perspective that is not limited to the acquisition of the language itself, but that encourages reflection on the singularities of the subjects in their socio-historical-cultural aspects.

 


Palavras-chave

Educação; Língua Inglesa; Ebonics / Black English


Texto completo:

PDF

Referências


BAGNO, Marcos. Língua materna: letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola,

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2007.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: index.php(mec.gov.br).

Acesso em: 09 set. 2024.

BORDELOIS, Ivonne. A palavra ameaçada. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2003.

BUCHWEITZ, Marlise et al. Linguística aplicada ao ensino de inglês. Porto Alegre:

SAGAH, 2018.

GLOTOCÍDIO. In: Infopédia. Dicionários. Porto: Porto Editora, [s.d.]. Disponível em:

https:/www.infopedia.pt/dicionarios/pesquisa/glotoc%C3%Addio. Acesso em: 15 out.

GOÉS, Maria Claudia et al. As principais metodologias de ensino de língua inglesa no

Brasil. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014.

LABOV, Willian. Principles of linguistic change. Oxford: Blackwell Publishers, 1994. v. 1.

LABOV, Willian. Sociolinguistic patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/a%20palavrada.v0i26.17040

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536 

E-mail: apalavrada@ufpa.br 

Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil

Instagram: @apalvrada.ufpa 

Licenciado sob CC BY-NC-SA 4