Systematic literature review: Brazilian publications on language learning strategies in the last decade (2012-2022)/Revisão sistemática da literatura: publicações brasileiras sobre estratégias de aprendizagem de línguas na última década (2012-2022)
Resumo
Compreender o uso de estratégias de aprendizagem é crucial para tornar os alunos e futuros professores de língua estrangeira (LE) mais independentes e responsáveis por sua aprendizagem. Portanto, o objetivo geral deste estudo é mapear os conceitos de estratégias de aprendizagem de língua inglesa em publicações brasileiras da última década (2012-2022). A seleção dos artigos foi realizada por meio de revisão sistemática de literatura nas seguintes bases de dados: Periódicos CAPES, Scielo e Google Acadêmico. A busca ocorreu utilizando as palavras-chave: “Estratégias de aprendizagem”; “Inglês”; “Aprendizes de línguas”. Após as etapas de identificação, triagem e inclusão, oito artigos foram escolhidos como base para este trabalho. Os resultados foram analisados e indicam que as estratégias são essenciais para os alunos, seja na educação infantil, fundamental, médio ou graduação. Além disso, os resultados indicam que muitas estratégias se destacam como métodos positivos na aprendizagem de outra língua, e é por meio de experiências vividas pelos alunos que é possível aprender sobre essas estratégias.
Compreender o uso de estratégias de aprendizagem é crucial para tornar os alunos e futuros docentes de Língua Estrangeira (LE) mais centralizados, independentes e responsáveis pela sua aprendizagem. Portanto, o objetivo geral deste estudo é mapear os conceitos de estratégias de aprendizagem de língua inglesa nas publicações brasileiras da última década (2012-2022). A seleção dos artigos foi realizada por meio de uma revisão sistemática de literatura nas seguintes bases de dados: Periódicos Capes, Scielo e Google Acadêmico. A busca ocorreu através das palavras-chave: “Estratégias de aprendizagem”; “Inglês”; “Aprendizes de língua". Após as etapas de identificação, triagem e inclusão 8 artigos foram escolhidos como base para este trabalho. Os resultados foram elaborados e apontam que as estratégias são essenciais para os alunos, seja no ensino infantil, fundamental, médio e graduação. Mais ainda, os resultados apontam que muitas estratégias se destacam como métodos positivos na aprendizagem de outra língua, e é através de experiências vivenciadas pelos alunos que é possível conhecê-las.
Palavras-chave
Learning strategies; English; language learners
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, F.V.A.D; ALBINI, A.B. As percepções de professores de língua inglesa em formação sobre estratégias aplicadas ao ensino e aprendizagem. Araraquara: Revista EntreLínguas, v. 5, n. 1, p. 178-194, 2019. Available at < https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:dd631859-31a5-34b9-b0ed6cc59b1e7f68. Accessed on: September 6, 2023.
ALMEIDA, F. University students’ perception of their reading behavior in EFL. 2010, f. 177. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Inglês). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2010.
ANDERSON, J. Cognitive psychology and its implications. Nova Iorque: Worth Publishers, 2015.
BONATO, de D. M. A utilização da música como método de aprendizagem de Língua Inglesa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. Available at < https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:53397768-edbe-37da-965356a4496597ea. Accessed on: November 9, 2023.
BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia Reflexão e Crítica. Porto Alegre, v.12, n.2, p. 361-376, 1999.
BROWN, D. Teaching by principles, an interactive approach to language pedagogy. New York: Pearson Education, 2007.
BROWN, H. D. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. 2. ed. Pearson ESL, 2000.
CAMPOS, B.S; SALOMÃO, A.C.B. Estratégias de aprendizagem no Teletandem: O que os aprendizes de língua inglesa afirmam fazer para aprender nesse contexto? Horizontes de linguística Aplicada, ano 18, n. 1, 2019. Available at < https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:f404f695-1a4d-349d-919c4517727e1044. Accessed on: September 5, 2023.
CARRELL, P. Can strategies be successfully taught? Australian Review of Applied Linguistics, 1998.
COHEN, A. D. Second language learning and use strategies: clarifying the issues. 1996.
DEMBO, M. H. Applying educational psychology. 5. ed. New York: Longman publishing Group, 1994.
GOH, C. Learner Strategies. In: BURNS, A.; RICHARDS, J.C. (Orgs.). The Cambridge guide to pedagogy and practice in second language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
KEZEN, S. O ensino de língua estrangeira no Brasil. Rio de janeiro: Faculdade de Direito de Campos de Goytacazes, 2014.
LEE, C. K. An Overview of Language Learning Strategies. Annual Review of Education, Communication & Language Sciences, v. 7, 132-152, 2010.
MORAIS, Guilherme Augusto Louzada Ferreira de. O uso de séries como estratégia para o ensino de língua e cultura inglesas. R. Letras, Curitiba, v. 21, n. 34, p. 146-156, set. 2019. Available at: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl. Accessed on: May 7, 2023.
MORANDI, Maria Isabel W. Motta; CAMARGO, Luis F. Riehs. Revisão sistemática da literatura. In: DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel P.; ANTUNES JR, José A. Valle. Design sciencie research: método e pesquisa para avanço da ciência e da tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
O'MALLEY, J.M; CHAMOT, A.U. Learning strategies language acquisition. Cambridge, New York.: Cambridge University Press, 1990.
OXFORD, R. L. Language learning strategies: What every teacher shold know. Boston: Heinle and Heinle Publishers, 1990. 8p.
PAIVA, V. L. M. O. A WWW e o ensino de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 93-116, 2001.
PASSOS, J.P; ALMEIDA, de L. Aplicativo virtuais como ferramenta para aprendizagem da língua inglesa e imersão cultural. Caderno de aula do LEA, n. 9, v. 1, 2020. Available at < https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:1d32cf1a-d9e8-3159-83fb60ed1d3dddcf. Acessed on: May 8, 2023.
PERRAUDEAU, M. Estratégias de aprendizagem: como acompanhar os alunos na aquisição dos saberes. Tradução Sandra Loguercio. Porto Alegre: Artmed, 228 p, 2009.
PISETTA, C.B.T; BARBOSA, I.V; FISCHER, A. Uso de tecnologias em práticas de letramentos com língua inglesa por estudantes do ensino médio. Fólio - Revistas de letras, Vitória da Conquista, v. 12, n. 1, 2020. Available at< https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:4b04e2ce-b1f8-35f1-8c257e767e371a3a. Acesso em: September 9, 2023.
POZO, J. I. Estratégias de Aprendizagem. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs.) Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, v. 2, p.176-191, 1996.
POZO, J.I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PRENSKY, Marc. Digital game-based learning. St. Paul: Paragon House Edition, 2007.
PUNGARTNIK, Cláudia. Caminhos da gamificação: o dispositivo móvel como ferramenta potencializadora do ensino de língua inglesa. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, XXII, 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Cadernos do CNLF, vol. XXII, n. 03, Textos Completos, p. 320-339, 2018.
RIDDIFORD, N. Singing your way to fluency: songs in language education. Clesol Biennial Conference: Hamilton, 1999.
RUBIN, J. How to be a more successful language learner. (2nd ed.). Boston: Heinle and Heinle, 1994.
SILVA, J. O. Música na sala de aula: uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de inglês. Anais da IV Semana de Letras – UFAL. Agosto de 2011.
SHRUM, J.; Glisan, E. Teacher’s Handbook: Contextualized Language Instruction. 5th ed. Boston: Heinle & Heinle, 2016.
SOUZA, S.A.; SILVA, M.D.P. Aprendizagem de Língua Inglesa e o uso de estratégias: investigando a prática dos aprendizes. Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves: Revista LínguaTec, Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, v. 3, n. 1, p. 20-44, jun. 2019. Available at < https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:e44ec304-3065-33b4-a58f05effe47b9ae. Accessed on: September 8, 2023.
SZEZECUNSKI, A.F.M; VEIGA, C.F.R; ESCALANTE, M.L.S. Ação pedagógica do professor na aprendizagem da língua inglesa. Caderno Cajuína, v.6, n.2, Março-2021. Available at < https://acrobat.adobe.com/link/track?uri=urn:aaid:scds:US:b8d4df4b-44dd38ef-b94d -blee127205db. Accessed on: September 8, 2023.
WENDEN, A. Learner strategies for learner autonomy. New York: Prentice Hall, 1991.
WILLIAMS M.; BURDEN, R.L. How does the learner deal with the process of learning?. In:_. (Org.). Psychology for language teachers. 6ed. Cambridge: Cambridge University Press, p. 143-166, 2002 .
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apalavrada.v0i26.17356
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536
E-mail: apalavrada@ufpa.br
Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil
Instagram: @apalvrada.ufpa
Licenciado sob CC BY-NC-SA 4