Revista A Palavrada

Learning styles and TikTok: possibilities for language learning/Estilos de aprendizagem e tiktok: possibilidades para a aprendizagem de idiomas

Sabrina Silva Castro, Rafael de Souza Timmermann

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a aprendizagem de línguas estrangeiras por meio dos canais de ensino na rede social TikTok e sobre os diferentes estilos de aprendizagem que os canais dessa rede podem abordar. Assim, este estudo se baseia na perspectiva teórica sobre estilos de aprendizagem de Neil Fleming (1992), Brown (2007) e Howard Gardner (1994). Busca compreender as diferenças entre os canais de ensino focados e como diferentes estilos contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos. Além disso, analisa como as dificuldades encontradas na aprendizagem de línguas estrangeiras podem ser abordadas por esses canais. Os canais selecionados são: canal 1 com o nome do perfil @teacherelza e canal 2 @dailyenglishstories. Foi constatado por meio das análises de perfis e vídeos que o material da rede social pode contribuir significativamente para a aprendizagem de alunos com diferentes estilos, permitindo e expondo-os a um cenário de possibilidades inovadoras, possibilitando-os ganhar experiências fora da rotina escolar e, finalmente, alcançar autonomia e desenvolver suas habilidades.

 

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a aprendizagem de línguas estrangeiras através dos canais de ensino de LE na rede social TikTok e sobre os diferentes estilos de aprendizagem que os canais desta rede podem abordar. Assim, este estudo baseia-se na perspectiva teórica sobre estilos de aprendizagem de Neil Fleming (1992), Brown (2007) e Howard Gardner (1994). Busca-se compreender as diferenças entre os canais de ensino focados e como os diferentes estilos específicos para o processo de aprendizagem dos alunos. Além disso, analisa como as dificuldades encontradas na aprendizagem de línguas estrangeiras podem ser abordadas por esses canais. Os canais selecionados são: canal 1 com o nome de perfil @teacherelza e canal 2 @dailyenglishstories. Constatou-se através da análise de perfis e vídeos que o material da rede social pode contribuir significativamente para a aprendizagem de alunos com diferentes estilos, permitindo e expondo um cenário de possibilidades inovadoras, permitindo-lhes ganhar experiências fora de sua rotina escolar, e, finalmente, alcançando autonomia e desenvolvendo suas habilidades


Palavras-chave

Foreign Language learning. Teaching Channels. TikTok. Learning Styles


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apalavrada.v0i26.17367

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