Learning styles and TikTok: possibilities for language learning/Estilos de aprendizagem e tiktok: possibilidades para a aprendizagem de idiomas
Resumo
This research aims to analyse the learning of foreign languages through the teaching channels in the social network TikTok and about the different learning styles that channels of this network can approach. Thus, this study is based on the theoretical perspective on learning styles by Neil Fleming (1992), Brown (2007), and Howard Gardner (1994). It seeks to understand the differences among the focused teaching channels and how different styles contribute to the student learning process. Additionally, it analyses how difficulties encountered in foreign language learning can be addressed by these channels. The channels selected are: channel 1 with the profile name @teacherelza and channel 2 @dailyenglishstories. It was found through profile and videos’ analyses that social network material can significantly contribute to the learning of students with different styles, allowing and exposing them to a scenario of innovative possibilities, enabling them to gain experiences outside of their school routine, and ultimately achieving autonomy and developing their skills.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a aprendizagem de línguas estrangeiras através dos canais de ensino de LE na rede social TikTok e sobre os diferentes estilos de aprendizagem que os canais desta rede podem abordar. Assim, este estudo baseia-se na perspectiva teórica sobre estilos de aprendizagem de Neil Fleming (1992), Brown (2007) e Howard Gardner (1994). Busca-se compreender as diferenças entre os canais de ensino focados e como os diferentes estilos contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos. Além disso, analisa como as dificuldades encontradas na aprendizagem de línguas estrangeiras podem ser abordadas por esses canais. Os canais selecionados são: canal 1 com o nome de perfil @teacherelza e canal 2 @dailyenglishstories. Constatou-se através da análise de perfis e vídeos que o material da rede social pode contribuir significativamente para a aprendizagem de alunos com diferentes estilos, permitindo e expondo-os a um cenário de possibilidades inovadoras, permitindo-lhes ganhar experiências fora de sua rotina escolar, e, finalmente, alcançando autonomia e desenvolvendo suas habilidades
Palavras-chave
Foreign Language learning. Teaching Channels. TikTok. Learning Styles
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA FILHO, J. C. P. D. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 5 ed. Campinas: Pontes, 2008.
BARIN, C. S.; ELLENSOHN, R. M.; SILVA, M. F. da; O uso do TikTok no contexto educacional. Porto Alegre: Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, 2020.
BROWN, H. D. Principles of Language Learning and Teaching. 5 ed., New York: Person Education, 2007.
DUNN, R.; DUNN, K. Ensinando alunos através de seus estilos individuais de aprendizagem. Reston, VA: Reston, 1978.
DENARDI, A. C. D.; MARCOS, R. A.; STANKOSKI, C. R. Impactos da pandemia covid-19 nas aulas de inglês. Ilha do desterro, v. 74, n. 3, p 113 – 143, dez. 2021. Disponível em
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80733. Acesso em: 06 maio 2022.
Fleming, N. D. & Mills, C. (1992). Not another inventory, rather and catalyst for reflection. To Improve the Academy,11,137.
FLEMING, N. D. Teaching and learning styles: VARK strategies. Christchurch, New Zealand: N. D. Fleming, 2001.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, c1994. Publicado originalmente em inglês com o título: The frams of the mind: the Theory of Multiple Intelligences, em 1983.
LACERDA, E.; Canal de Ensino Teacher Elza. TikTok, 2024.
LEFFA, V. J. “A aprendizagem de línguas mediada por computador”. Universidade Católica de Pelotas, 2006. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/B_Leffa_CALL_HP.pdf
LIMA, T. A. S.; GOMES, B. S. M. Reflexões sobre a influência das crenças: o processo de ensino e aprendizagem na formação do professor de Língua Inglesa, ed. Tiradentes, 2018.
MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Tiktok como Novo Suporte Midiático para a Aprendizagem Criativa. Revista Latino-Americana de Estudos Cientifico, v1, n.2, p.5-20, 2020.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, C. E. Metodologia do trabalho científico: métodos e tecnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed., Novo Hamburgo, RS: Editora Feevale, p.70, 2013.
RICHARDS, J.C.; RODGERS, T.S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
STORIES, E. D.; Canal de Ensino Daily English Stories. TikTok, 2024.
SK, N.S.; TAY, H. C. Estilos de aprendizagem baseados nas pesquisas de Fernald, Keller, Orton, Gillingham, Stillman, Montessori e Neil D Fleming. 4 ed., Revista Internacional: Pesquisa Inovadora. V, 3., 2017.
WANG, Yunwen. Influence of camera view on TikTok users’ presence, immersion, andadoption intent. Computers in Human Behavior, p. 106373, 2020. DOIhttps://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106373.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/a%20palavrada.v0i26.17367
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2358-0526 / ISSN-L: 2236-4536
E-mail: apalavrada@ufpa.br
Endereço: Faculdade de Letras - FALE / Al. Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia / Campus Universitário de Bragança / 68600-000 - Bragança/PA – Brasil
Instagram: @apalvrada.ufpa
Licenciado sob CC BY-NC-SA 4