VERIFICAÇÃO DOS IMPACTOS NOS GEOGLIFOS EM PORTO VELHO, RO.
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar 21 sítios do tipo geoglifo, (sendo que alguns sítios apresentam mais de uma estrutura, além de um sítio que não está cadastrado). A área de pesquisa delimitada pelo município de Porto Velho, Rondônia. E assim visando à percepção das mudanças culturais das paisagens nesse tipo de sítio arqueológico, através das imagens liberadas pela ferramenta denominada Google Earth, partindo do ano de 1969 até os dias atuais. Ajudando a colaborar com a Arqueologia da Paisagem, já que há uma carência de trabalhos dedicados a discutir evidência deste tipo de sítios na região pesquisada. Os dados sobre os sítios, bem como as coordenadas geográficas, foram pesquisados no Relatório final do Processo n° 01410.000094/2007-32, MPF (Ministério Público Federal).
Palavras-chave: Geoglifos; Paisagem; Google Earth; Rondônia.
Texto completo:
PDFReferências
Dias-Junior, O.F. 1977. Relatório do Primeiro ano de pesquisas no Estado do Acre. IAB – MPEG/PRONAPABA.
Erickson, C., Alvarez, P., Calla, C. 2008. Zanjas circundantes: Obras de tierra monumentales de Baures em la Amazonia Bolivia. Informe del trabajo de campo de la temporada.
Miller, T. E. 1983. História da cultura indígena do Guaporé (Mato Grosso e Rondônia). Dissertação de Mestrado, PUCRS.
Ranzi, A. & R. Aguiar. 2001. Registro de geoglifos na região Amazônica-Brasil. Coimbra: Revista Munda 42:87-91.
Santi, J. R. 2010. O passado no presente: vestígios pré-coloniais como suporte analítico da paisagem no Vale do Soturno, RS. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Schaan, D. P. 2014. Estudo dos sítios arqueológicos tipo geoglifo localizados nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia com vistas a instruir processo de tombamento. Relatório Final - Volume I. Processo IPHAN nº 01410.000094/2007-32.
Schaan, D., Bueno, M.; Ranzi, A. 2010. Geoglifos do Acre: novos desafios para a Arqueologia Amazônica. Amaz’Hommes - Sous la direction de Egle Barone – Vi Sigalli & Anna Roosevelt.
Schiffer, M. B. 1987. Formation Processes of the archaeological record. Albuquerque: University of New Mexico Press.
Silva, D.P. 2019. Em Busca do Elo Perdido: Uma Análise dos Geoglifos de Porto Velho, Rondônia. 91 f. Monografia de Conclusão de curso. Bacharelo em Arqueologia, Universidade Federal de Rondônia, Rondônia, Brasil.
Trindade, T. 2010. Sítios com estruturas de terra em vala no sudoeste da bacia Amazônica: histórico de pesquisas e perspectivas atuais. Cadernos do LEPAARQ – Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio, v. VII n. 13/14. Pelotas, RS: Editora da UFPEL, p. 47-64.
______. 2015. Geoglifos, zanjas ou earthworks? Levantamento geral dos sítios arqueológicos com estruturas de terra em vala no médio rio Guaporé (RO) e análise comparada com os demais sítios no Sudoeste da Bacia Amazônica. 2015. 197 f. Tese (Mestrado) – Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v4i1.19110
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Deusimar Prestes da Silva, Juliana Rossato Santi

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPA, Ney Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.