Diretrizes para Autores
Normas para submissão de trabalhos:
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Normas Gerais:
Os trabalhos, redigidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ter entre 10 e 25 páginas (incluindo referências e anexos), as margens devem ser na seguinte formatação: Superior e Inferior 2,0cm; Esquerda e Direita 3,0cm. Papel no tamanho A4. O texto todo deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e modo justificado.
Os artigos devem ser submetidos, obrigatoriamente, em formatos Word (sem identificação) e em PDF (com identificação, no item Documentos Suplementares) sem numeração de páginas, conforme as normas específicas a seguir.
Normas específicas:
Título: O título, redigido na língua do artigo, com letra maiúscula apenas na primeira palavra e em casos requeridos, deve ser centralizado, fonte 16 e em negrito. Na segunda linha logo após o título deve ser colocada a versão do título em inglês, fonte 12, em itálico e negrito. Quando o artigo for redigido em inglês, deverá ser colocada a versão do título em português.
Identificação: O nome completo do autor, ou dos autores, deve ser indicado na linha após o título, alinhado à direita, em fonte tamanho 12. O SOBRENOME principal do autor deve ser destacado em caixa alta, fonte normal. Na linha seguinte, também alinhado à direita, deve vir o nome da Instituição, por extenso, seguido da sigla oficial entre parênteses. Em caso de mais de um autor, todas as identificações devem estar dispostas em linhas separadas, com sequência e formatação idênticas.
Ao lado do nome de cada autor, deve-se incluir uma nota de rodapé indicando a Titulação em..., detalhes da afiliação (Universidade, Departamento/Faculdade, Cidade e Estado) e e-mail para contato. Caso o autor possua bolsa de financiamento, esta deve ser indicada
Resumo: Deve ser colocado na terceira linha abaixo da Identificação. O resumo deve conter entre 100 e 250 palavras, ser precedido da palavra RESUMO, em caixa alta, negrito e seguida de dois-pontos. O resumo deve ser escrito em fonte tamanho 11, sem adentramento e justificado. São exigidos dois resumos, sendo o primeiro na língua do artigo e o segundo em inglês; para artigos escritos em inglês, o segundo resumo deve ser em português.
As PALAVRAS-CHAVE, de três a cinco e separadas por ponto, devem seguir as mesmas normas do Resumo e ser colocadas na segunda linha abaixo de cada resumo.
Seções e subseções: Todas as seções devem ser numeradas sequencialmente, exceto a Introdução, as Considerações Finais e as Referências, que não recebem numeração. Os títulos das seções, em negrito, fonte 14, devem estar alinhados à esquerda, com letra maiúscula apenas na primeira palavra e em casos requeridos.
Os títulos das subseções seguem o mesmo formato, exceto que devem ser colocados em itálico e fonte 12. A utilização de subseções só será permitida se houver duas ou mais a serem acrescentadas na mesma seção. O título de cada seção deve ser precedido e seguido por apenas uma linha em branco. Os parágrafos devem apresentar adentramento de 1,25 cm.
Citações: As citações com três ou mais linhas, devem ser dispostas com um recuo de 4cm, sem adentramento na primeira linha, em fonte tamanho 10, com uma linha em branco antes e depois do texto.
Citações com menos de três linhas devem ser inseridas no próprio texto e destacadas “por meio de aspas”. As ‘aspas simples’ citações dentro da citação. Para destacar exemplos ou termos estrangeiros citados no próprio texto, usa-se fonte em itálico. As citações em uma língua estrangeira que não seja a do artigo devem ser traduzidas em nota de rodapé.
Obs.: A indicação de autoria dentro dos parênteses deve ser feita em letras maiúsculas e minúsculas. Antes: (FREIRE, 1982); Agora: (Freire, 1982)
Notas: Devem ser posicionadas no rodapé da página, fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples, justificadas, sem adentramento e numeradas sequencialmente.
Figuras, tabelas e quadros: Figuras, tabelas e quadros devem ser integrados ao texto, centralizados e numerados sequencialmente. Se isso não for possível, podem ser apresentados como anexos, com referência explícita no texto. Todos devem incluir uma Legenda explicativa, posicionada na parte superior, centralizada, fonte Times New Roman tamanho 10 e em negrito. A fonte de figuras, tabelas ou quadros deve ser posicionada na parte inferior, centralizada, fonte Times New Roman tamanho 10.
Referências: As REFERÊNCIAS, sem numeração de seção, em caixa alta e fonte 14, devem conter somente obras citadas no texto e seguir as normas da ABNT; caso a obra seja traduzida, solicita-se que se informe o nome do tradutor. Seguem alguns exemplos:
Livros
SOBRENOME, N. Título. Cidade: Editora, Ano.
SOBRENOME, N.; SOBRENOME, N. Título. Cidade: Editora, Ano.
SOBRENOME, N. (Org). Título. Cidade: Editora, Ano.
Capítulos de livros
SOBRENOME, N. Título. In: SOBRENOME, N. (Org.). Título. Cidade: Editora. Ano. p. X-X.
Dissertações e teses
SOBRENOME, N. Título. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em ...) – Faculdade de ..., Universidade ..., Cidade, Ano.
Artigos em periódico (impresso e online)
SOBRENOME, N. Título. Periódico, Cidade, vol./n. Y, p. X-X, Ano.
SOBRENOME, N. Título. Periódico, Cidade, vol./n.Y, p. X-X, mês Ano. Disponível em: . Acesso em: dia mês ano.
Documento eletrônico
INSTITUIÇÃO. Complemento (se houver). Título. Cidade, Ano. Disponível em: ... Acesso em: dia mês ano.
Trabalho de congresso ou similar (publicado)
SOBRENOME, N. Título. In: NOME DO EVENTO, 1, Ano, Cidade. Anais...Cidade: SIGLA DA INSTITUIÇÃO. Disponível em:. Acesso em: Dia mês Ano.
Agradecimentos: Agradecimentos ou auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo (após Referências).