Logo do cabeçalho da página Revista Conexões de Saberes

MEDIAÇÃO DE LEITURA: A EXPERIÊNCIA DO “PROJETO CIRCUITO DE LEITURA: LENDO PARA SER FELIZ”

Maria José Aviz do Rosário, Taynan de Moraes Rocha

Resumo

O presente trabalho é resultante de um recorte do meu trabalho de conclusão de curso cujo o objetivo principal é apresentar o Projeto Circuito de Leitura: lendo para ser feliz, buscando conhecer sua a história e a importância dos mediadores de leitura para a formação de leitores e leitoras na comunidade. Além deste objetivo geral, o trabalho se propõe mais especificamente a refletir quais os conceitos de leitura e mediação de leitura que os mediadores do projeto possuem tendo em vista os seus papéis como incentivadores da leitura. Para isto, o referido trabalho foi elaborado metodologicamente por meio de pesquisa da abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Para além dos teóricos, utilizou-se documentos como os Parâmetros Curriculares e os Relatórios do Projeto Circuito de leitura: lendo para ser feliz, do Programa Conexões de Saberes. Para maior fundamentação e movimento ao trabalho foi necessário, ouvir os mediadores envolvidos no projeto por meio de entrevistas semiestruturadas. Posto isso, destaca-se a importância do Projeto de Mediação de Leitura através da atuação dos mediadores de leitura, devido contribuírem para a vida de jovens de comunidades no sentido de propiciar a chance de se desenvolverem como leitores cidadãos. Assim sendo, conclui-se que muitos são os benefícios possíveis por meio da mediação de leitura para as comunidades populares, porém, para que as pessoas possam de fato usufruir destes bens, é necessário que sejam estimuladas para o gosto pela leitura, e assim, entender sua funcionalidade, e o quanto, por meio da leitura podem se tornar autônomas e felizes.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v4i2.11456

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Conexões de Saberes