Logo do cabeçalho da página Revista Conexões de Saberes

METODOLOGIAS DO ENSINO DE LITERATURA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO: O CASO DE UMA ESCOLA PRIVADA DE ANANINDEUA/PA

Larissa da Silva Costa Aviz

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo abordar as metodologias do ensino de literatura no Ensino Médio, em uma escola particular de Ananindeua (PA), na região metropolitana da capital paraense, por meio de reflexões acerca da prática docente nessa disciplina. A fundamentação teórica utilizada foi o estudo das obras Do mundo da leitura para a leitura do mundo de Marisa Lajolo, A arte de ler de Michéle Petit, Ouvir nas entrelinhas de Cecília Bajour, Literatura em Perigo de Tzvetan Todorov e a tese Retrato de uma disciplina ameaçada: a Literatura nos documentos oficiais e no Exame Nacional do Ensino Médio de Gabriela Luft. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo mediante a aplicação de um questionário aos professores responsáveis pela turma do 3º ano acerca dos seus métodos de ensino e também houve a aplicação de um questionário aos alunos sobre as suas perspectivas acerca da matéria. Foi possível observar certa distância entre os ideais de ensino propostos, as metodologias aplicadas e a percepção dos estudantes.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v4i2.11458

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Conexões de Saberes