CONTRIBUIÇÕES ANALÍTICO-COMPORTAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
A defesa da inclusão de pessoas com deficiência na escola regular nem sempre foi aceita como nos dias atuais. A noção de inclusão escolar enquanto direito de todos surgiu num contexto histórico, econômico e social. O presente ensaio teórico se propõe a: Descrever o percurso histórico da perspectiva inclusiva no ensino de pessoas com deficiência; Apresentar explicações, a partir da perspectiva analítico-comportamental, a respeito dos comportamentos que favorecem e dificultam o processo de inclusão, e; Apresentar intervenções comportamentais que contribuem para a educação inclusiva. Para tanto, se faz necessário resgatar o histórico, não apenas da educação especial como da própria noção de escola como ferramenta essencial para a educação das crianças e jovens. E finalmente, apresentar uma breve análise acerca das recentes discussões sobre inclusão escolar em uma perspectiva analítico-comportamental.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v5i1.14576
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Revista Conexões de Saberes