O debate regrado enquanto proposta didática para o ensino da oralidade
Resumo
Este trabalho analisa como o autor Cereja (2016) aborda a proposta do gênero debate regrado, quais pontos positivos e negativos pode-se observar em seu material didático, bem como, analisaremos se o livro didático “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, Módulo 1” está de acordo com os Parâmetros Curriculares e a Base Nacional Comum Curricular. Como objetivo geral propõe-se ampliar as capacidades orais dos alunos do 1º ano do Ensino Médio a partir do gênero debate regrado; e, como objetivos específicos, buscamos ressignificar o ensino e aprendizagem da oralidade de acordo com as necessidades sociais de nosso tempo; identificar as práticas de linguagem oral presente nas propostas de atividades nos livros didáticos e refletir sobre a relevância do trabalho com o debate regrado em contextos de oralidade. Como aporte teórico para as análises e discussões traremos os estudos de Geraldi (1984), Marcuschi (1996), Schneuwly e Dolz (1999), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Bilro, Barbosa e Costa- Maciel (2021), PCN (1998) e BNCC (2018). Os resultados evidenciam que a proposta elaborada, ainda que não implementada, contribui para as reflexões e necessidades de práticas orais nas escolas.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v6i1.17073
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