Minicurso de modelagem e impressão 3D: ferramenta educacional na exposição sistema terra da SBPC – jovem.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência obtida no “Minicurso de Modelagem e Impressão 3D”, utilizado como ferramenta para a exposição Sistema Terra do Programa Geocientes na 76º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC – Jovem). O relato baseia-se na descrição das atividades realizadas durante o curso, bem como destacar os aspectos do processo de ensino-aprendizagem da impressão 3D nas instituições educacionais. Além disso, o trabalho busca evidenciar a continuidade e permanência desta tecnologia educacional no Programa Geocientes. A metodologia se procedeu pelo método descritivo, relatando os equipamentos, pessoal e práticas adotas no curso. O minicurso oportunizou aos estudantes do Instituto de Geociências e da Faculdade de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura se capacitar para a utilização destas ferramentas e inseri-las no ambiente de ensino.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
CARUSO, Renata Cury; DA SILVA, Sani de Carvalho Rutz; MARCONDES, Renato. “Uso
da impressão 3D no ensino-aprendizagem: revisão sistemática sobre os principais
problemas encontrados”. BOLETIM DA CONJUTURA, vol. 16, n. 47, 2023.
NETO, Antônio de Freitas; LOUBET, Sara de Souza; ALBUQUERQUE, Leonardo
Martinez. “O uso da impressão 3D no processo de ensino e aprendizagem”. REVISTA
ELETRÔNICA SALA DE AULA EM FOCO, vol. XX, n. XX, 2019.
SANTOS, Jarles Tarsso Gomes; DE ANDRADE, Adja Ferreira. “Impressão 3D como
recurso para o desenvolvimento de material didático: associando a cultura maker à resolução
de problemas”. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, vol. 18, n. 1,
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v7i2.18834
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Revista PET Interdisciplinar Conexões de Saberes