Logo do cabeçalho da página Revista Conexões de Saberes

O PETIANO E O RETORNO AS COMUNIDADES POPULARES: COMPARTILHAMENTO ENTRE SABERES POPULARES E ACADÊMICOS NO ESPAÇO DE PRÉ-UNIVERSITÁRIOS POPULARES

TIERRE ANCHIETA, MÔNICA HEITLING, TAINAN AMARAL, LISIANE CLARO, VILMAR PEREIRA

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o(s) papel(is) dos espaços denominados cursos pré-universitários populares nas cidades de Rio Grande, São José do Norte, Santo Antônio da Patrulha e Capão do Leão, que se localizam no interior do Rio Grande do Sul. Essa ação ocorre por meio de uma parceria entre as escolas (as quais cedem o espaço físico para o curso), PAIETS(Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior) e PET(Programa de Educação Tutorial) Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos, neles atuam graduandos dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG oriundos de classe popular e até mesmo destes próprios cursos localizados em diferentes comunidades populares na cidade do Rio Grande e nas outras cidades. Os educadores na maioria das vezes retornam para esses contextos de atuação, pois acreditam na proposta e objetivo dos programas, dessa forma podem-se trabalhar os saberes populares presentes naquelas regiões e dialogá-los com os saberes acadêmicos que estes educadores/graduandos trazem para aquele contexto que também o faz pertencente desse ambiente. Desta forma, mantemos vivos todos os saberes populares de determinadas comunidades, não os substituindo por saberes acadêmicos, apenas correlacionando-os, com isso buscamos uma maior chance de ingresso para aqueles que almejam ingressar em um ensino superior de qualidade e gratuito independente das diversidades no sentido de condições socioeconômicas e ambientais.O trabalho traz breves relatos das trajetórias e vivências que vem sendo construídas em alguns pré-universitários populares.


Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1992.

Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões/UFPA On-line. Vol. 01 – 2016. Página 43

GOMES, Edmilton. Novos caminhos para o pré-vestibular da inclusão: uma análise do primeiro pré-vestibular promovido pelo Programa Conexões de Saberes na UFPE. In: SILVA, J.S.; BARBOSA, J.L.; SOUSA, A.I. (Orgs.). Comunidades populares e universidades: olhares para o outro. Rio de Janeiro, 2006. p 44-51.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v1i1.3904

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line